[Sem título]

Tema: Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/12/2025
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na teoria "banalidade do mal", da filósofa Hannah Arenat, confirma em que uma sociedade um problema tão recorrente que se torna banal, ou seja passa a ser ignorado e tratado com normalidade (Melhore a progressão de ideias) nesse sentido é válido fazer uma relação sobre essa teoria e o Grande Desafio em garantir o acesso aos direitos dos idosos e recursos dos idosos. Logo vale ressaltar entre inúmeros causas colabora para a desigualdade dos idosos os principais conceitos a falta de recursos e a negligência educacional em dar invisibilidade ao acesso aos direitos humanos. (Apresente a discussão com clareza)

Diante desse cenário, é a ascensão para promover a igualdade dos mais velhos. Sob a ótica Gilberto Dimensteim, em uma de suas obras cidadão de papel, fez crítica aos direitos e deveres do cidadão que se faz presente apenas na teoria Nesse contexto o evidenciado ao autor ocorre no país pois o direito e a igualdade o respeito não são garantidos a totalidade de aristocracia visto que é a falta de políticas públicas que visam ensino ao acesso da qualidade de vida a fim de minimizar a desigualdade principalmente o racismo, por exemplo.Logo é notório que o regulamento administrativo não exerce ,além disso é válido pontuar a mídia e decorrente na existência da carência de conhecimento. Na Perspectiva filosófica de georgwe Orwrel. (Reestruture e apresente a discussão com clareza)

A mídia tende a instruir a massa tornando-se um paradigma na quais não são debatidos nesta lógica por ocasional ignoramento atrelado a temática o problema e visto como por seguinte ocorre um silenciamento pelo brasileiro (Justaposição) desta forma o papel do preconceito é prejudicado em razão a desinformação que ocorre com frequência. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Destarte ,medidas precisam ser tomadas para que possa promover e manter o bem-estar social na sociedade idosa (Justaposição) por tanto cabe ao ministério dos Direitos Humanos promover discussões sobre raízes ótica e debates com profissionais capacitados como educadores e palestrantes (Justaposição) nesse sentido tal ação será a finalidade de inserir a coletividade e garantir a participação governamental (Justaposição) ademais cabe a mídia informar a importância da inclusão e o respeito do Povo idoso. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos