[Sem título]

Tema: As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/11/2025
Nota tradicional: 880
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na obra "O o povo brasileiro", o antropólogo Darcy Ribeiro analisa a formação histórica do país e mostra como a trajetória social e política do Brasil gerou desafios estruturais que ainda comprometem o avanço nacional. Nesse contexto, as operações policias nas favelas, (Sem vírgula) representam um desses entraves,pois aumentam os indíces de violência e a sensação de insegurança entre os moradores. Tal situação se mantém devido à desigualdade social e à negligência governamental, o que exige medidas urgentes para a sua superação.

Sob essa ótica,evidencia-se a desigualdade social como um dos principais fatores que intensificam o problema. Conforme o filósofo Nicolau Maquiavel,"os governantes, ao buscar manter o poder,tendem a deixar o bem comum em segundo plano". Assim, a desigualdade social influencia diretamente a forma como o Estado lida com os territórios periféricos. Nas favelas, onde o acesso a direitos básicos é limitado, às operações policias costumam ocorrer de maneira violenta , atingindo em grande parte pessoas negras e pobres. Esse cenário revela a seletividade das ações de segurança, que priorizam a repressão em vez da prevenção. Dessa forma a omissão do poder publico em relação a promoção de políticas de inclusão e justiça social contribuem para que a violência permaneça constante nesses espaços, desse modo a desigualdade estrutural é um fator determinante na manutenção da insegurança nas comunidades.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a rotina de de confrontos entre polícias e moradores gera medo e sofrimento psicólogico na população. Segundo Hannah Arendt, em seu conceito de "banalidade do mal" , os problemas persistem quando a sociedade se acostuma a eles. Assim muitos brasileiros enxergam a violência mas favelas como algo " normal", isso provoca a redução de debates públicos e impede cobranças por mudanças. Essa indiferença social, somada a falta de empatia, reforça o ciclo de exclusão e confirma a permanência dessas operações desumanas nesses territórios.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fundamental que o ministério da justiça desenvolva políticas públicas voltadas a segurança dos moradores,por meio da formação de agentes humanizados e fortalecimento de programas sociais nas favelas,com o objetivo de reduzir a violência e reconstruir a confiança entre os moradores e Estado . Além disso a mídia deve ampliar a divulgação de campanhas que mostrem os impactos causados por essas operações, sensibilizando a sociedade para o problema. Assim será possível romper o ciclo de exclusão apontado por Darcy Ribeiro e construir um país mais justo e seguro. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos