[Sem título]

Tema: As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/11/2025
Nota tradicional: 920
Nota IA: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a filósofa brasileira Djamila Ribeiro, "é preciso tirar as situações da invisibilidade para que sejam encontradas soluções". Nesse escopo, percebe-se que o debate sobre As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil deve ser vivenciado na sociedade contemporânea, uma vez que a negligência desse problema contribui para a manutenção da desigualdade e impede o desenvolvimento coletivo.

Em conformidade com o filósofo Thomas Hobbes, que afirma que "é dever do Estado garantir o bem-estar da coletividade", observa-se que a falta de representatividade em virtude das operações polícias para a população das favelas nos meios de comunicação decorre da carência de debates e informações acerca da questão. Isso ocorre porque, muitas vezes, assuntos que afetam grupos vulneráveis são silenciados pela mídia, que prioriza conteúdos voltados ao lucro em detrimento da função social da informação. Essa lógica mercadológica reforça estereótipos e perpetua desigualdades.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a invisibilidade das consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil traz consequências para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A ausência desse debate nos meios de comunicação impede a formação de cidadãos conscientes e empáticos, o que favorece o aumento do preconceito e a exclusão de grupos vulneráveis de espaços de decisão. Desse modo, é necessário que o Estado, em parceria com instituições de ensino e veículos de comunicação, promova campanhas educativas e espaços de diálogo que estimulem o reconhecimento e a valorização do tema na esfera pública.

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é fundamental que o Ministério da Educação, em conjunto com outros órgãos públicos, desenvolva campanhas midiáticas e palestras voltadas a jovens e estudantes, com o objetivo de ampliar o debate sobre as operações na favela. Essas ações devem ocorrer em plataformas digitais e instituições de ensino, de modo a informar e sensibilizar a coletividade. Assim, será possível promover a visibilidade de situações negligenciadas e, consequentemente, garantir o bem-estar coletivo, conforme defendia Thomas Hobbes. (Proposta completa) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos