[Sem título]

Tema: As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/11/2025
Nota tradicional: 520
Nota IA: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As operações polícias nas favelas, (Sem vírgula) têm trazido várias consequência à população brasileira, tais quais, como; balas perdidas, e vários inocentes mortos e negligenciados pelo governo. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)

Nas áreas periféricas, vemos cidadãos sendo marginalizados dentro de sua própria casa. No cenário atual nota-se frequentemente as operações desastrosas, todos os dias têm sido manchete nos jornal que pessoas estão sendo atingidas por balas perdidas, não se sabe de onde partiu ou quem cometeu tamanha brutalidade. Cabe ao poder público intervir nestas operações, capacitando a polícia brasileira. (Reestruture e explore de modo produtivo)

Jovens, negros e negligenciados pelos governantes, (Sem vírgula) têm perdido suas vidas nesta operações polícias, sem ao menos ter cometido crime algum. (Truncamento) Cabendo ao Estado não negligenciar as vítimas destas abordagens. (Abordagem limitada. Reestruture)

É dever do Estado intervir, realizando uma preparação adequada, apoio psicólogo e a reciclagem para estes policial, buscar uma melhor convivência para a população de modo geral. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Deste modo a ineficiência governamental tem contribuído para tais consequências, cabe ao Ministerio Público e ao estado sanar os erros cometidos nestas operações polícias. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 80 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos