[Sem título]

Tema: As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/11/2025
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"A cidade do sol'' é um livro escrito pelo filósofo renascentista Tommaso Campanella, no qual é representada uma sociedade perfeita e isenta de conflitos. No vigente âmbito brasileiro, entretanto, tal projeção torna-se compreendida como um hegemônico utopismo, uma vez que consequências das operações policiais para as favelas, promove a instauração de um problema que afeta uma parcela substancial da população (Melhore a relação entre as ideias). Dessa forma, percebe-se que o Estado e os problemas estruturais agravam o problema.

Em primeira análise, o Estado é quem financia os problemas estruturais da favelização, do crime e da pobreza, pois colocando as favelas como o problema, o Estado não se responsabilizará por seus atos falhos, desviando a atenção do verdadeiro obstáculo, o Estado. Ademais, a megaoperação no Rio de Janeiro é um exemplo da ineficiência do poder estatal, porque as questões que têm de ser solucionadas, não irão ser resolvidas com mais violência ou com uma chacina. Sendo assim, é inadmissível que o Estado continuar atuando dessa maneira. (Discussão pertinente. Explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a desigualdade social e a falta de políticas públicas propagam os problemas estruturais. Essa herança é causada pelo processo de favelização, onde ocorreu a abolição da escravatura, desde o final do século XIX, quando ex-escravizados não tiveram apoio para moradia, passando pela migração e a industrialização do campo para a cidade. Esse processo se intensificou no período militar e na Era Vargas, evidenciando que o Estado nunca se importou com a população preta e pobre. (Melhore a apresentação dessa discussão)

Nessa lógica, cabe ao Governo Federal -responsável pelo bem-estar da população - fazer políticas públicas eficazes, por meio de um ciclo contínuo e estruturado que envolve a utilização de evidências, a participação social da população e um planejamento rigoroso, com o intuito de melhorar as favelas. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos