As consequências das operações policiais para a população das favelas

Tema: As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/11/2025
Nota tradicional: 600
Nota IA: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8% da população brasileira vive em favelas. Ao se refletir sobre a realidade vivida nessas comunidades, um tema destaca-se: as consequências das operações policiais para essa população em especial sobre suas liberdades. Diante disso, faz-se necessária a análise da real eficácia de tais ações. (Melhore a contextualização do tema)

Um primeiro ponto a ser explorado é quem de fato sofre os resultados dessas operações. Os moradores são as maiores vítimas dessa realidade. Entre as limitações impostas pelos tráficantes e as ações violentas da polícia, essa população esforça-se para não sucumbir a nenhum dos lados. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Outro ponto que deve ser levado em consideração é a efetividade dessas operações. Focar na base da pirâmide e desconsiderar quem comanda não trata o problema. Com facilidade a linha de frente é substituída e o ciclo de violência continua. (Reestruture e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, conclui-se que uma das consequências das incursões policiais nas comunidades é a situação dos moradores que se torna ainda mais vulnerável. Em contrapartida existem os resultados que nem sempre são efetivos. Dessa forma a população fica acuada entre a violência do Estado e a dos tráficantes(Não apresentou a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos