[Sem título]

Tema: As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/11/2025
Nota tradicional: 640
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição Federal de 1988, Em seu Art. 5º, inciso I, garante igualdade de todos perante a lei e a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Entretanto, essa normativa não vem sendo efetivamente aplicada no Brasil, especialmente com relação as agressivas operações policiais na periferia, que acabam por gerar consequências como a violação dos direitos humanos e morte de moradores inocentes da comunidade. Tendo como os principais motores dessa situação o abuso de autoridade e omissão estatal. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

O filme "Tropa de Elite" retrata a corrupção e o uso desmedido da força por agentes de segurança contra os moradores das comunidades do Rio de Janeiro. Sob essa ótica, é possível inferir que o abuso de autoridade, por meio do uso indevido do Código Penal, pode desencadear a falta de confiança da sociedade no poder público (Melhore a construção dessa ideia). Isso pode levar a uma situação em que os indivíduos, por falta de confiança, não respeitem as normativas presentes na Constituição, pondo em risco a segurança coletiva.

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, segundo o filósofo John Locke " Cabe ao Estado, (Sem vírgula) fornecer medidas que garantam o bem-estar coletivo. Essa frase infere, (Sem vírgula) sobre como é dever do Estado garantir o bem-estar social. No entanto, a situação de violência que sofre a população em questão, (Sem vírgula) contradiz as obrigações citadas do governo, que em meio a esse cenário, (Sem vírgula) escolhe por se omitir da situação. (Truncamento) Deixando assim a população desprotegida, (Sem vírgula) perante a situações como abuso de poder. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, conclui-se então, (Sem vírgula) que para resolver tais desafios como o abuso de poder e a omissão estatal, a sociedade em conjunto com o Ministério público e a mídia, (Sem vírgula) deve promover de campanhas, anúncios, que busquem combater o abuso de poder e chamar atenção do governo sobre sua omissão perante o problema em questão. Além disso também deve ser feito a implementações de programas públicos que busquem ajudar as pessoas que passaram por essa situação a garantir os seus direitos citados na carta magna. Com isso, os direitos das pessoas sarão respeitados e as operações policiais nas periferias serão conscientes. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos