[Sem título]

Tema: As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/11/2025
Nota tradicional: 760
Nota IA: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A contar da década de 80, com o aumento da criminalidade em solo brasileiro, diversos meios de conter o avanço de criminosos foram adotados pelas autoridades, dentre elas as sucessivas operações de agentes policiais em comunidades. (Parágrafo frasal. Formule a tese)

Conhecidas por seu alto grau de letalidade, tanto para aqueles que ás realizam quanto para a população civil, ações coercitivas de enfretamento direto têm se mostrado movimentos pouco eficientes e com mais efetividade para causar sequelas psicológicas nos moradores do que para acabar com organizações criminosas. Segundo a "Fox News", conhecido portal de notícias norte-americano que cobre notícias mundiais, as medidas adotas pelo governo nacional no final dos anos dois mil para pacificar favelas como "Cidade de Deus" e "Morro do Alemão" resultaram em danos irreversíveis a crianças e jovens moradores, com 70% dos cidadãos de favela entrevistados pelo jornal estadunidense relatando desenvolvimento de enfermidades como dependência de remédios controlados e crises de pânico.

(Boa estratégia coesiva) Embora seja um desafio conciliar a retomada de território do crime com a manutenção da saúde mental da população que convive diariamente com essa situação, ainda é possível o governo brasileiro tomar medidas que mitiguem os efeitos negativos. Outrora deveria ser feito um investimento maior na maneira com a qual a polícia brasileira emerge para suas batalhas, seja com equipamentos mais modernos e com menor chance de ocorrerem fatalidades, seja em treinamento para os batalhões que atuam saberem como se portar perante uma situação delicada e escolher a com menor risco traumático para os civis.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por fim, como diz o filme nacional "Tropa de Elite 2", "O que nossa polícia sabe fazer é matar". Com tais afirmações que se mostram cada vez mais verdadeiras, a maneira pela qual as operações poderiam causar menos males aos moradores de regiões tomadas seria receber mais apoio dos três poderes para minimizar formas de causar danos a longo prazo e ampliar aquilo que poderia ser feito para que as ações tenham êxito na mentalidade da população e não fazer com que as mesmas se sintam desamparadas após confrontos em sua região.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos