[Sem título]

Tema: As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/11/2025
Nota tradicional: 680
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As operações policiais contra o crime organizado são fundamentadas no objetivo de reger a paz e a soberania das leis do país. Porém, com o advento dos resultados negativos dessas ações - como amplamente exposto na mídia em outubro de 2025, através das consequências da megaoperação policial no complexo da Penha - é possível notar como prejuízos que se dividem em imediatos: como as baixas humanas e a redução na qualidade de vida da população. E principalmente, tardios, neste caso, a formação de um ciclo de ódio pautado nos danos relacionados a esses acontecimentos. (Apresente a discussão com mais clareza)

Diante desse cenário, cabe ressaltar que as consequências imediatas dessas operações - apesar de suas intenções positivas a comunidade - trazem uma instabilidade a população das favelas. Isso decorre de dois motivos principais, sendo a quebra na organização das das milícias que lá atuam e mantém uma ordem pautada na força e uma moralidade com relação aos inocentes (na qual gera mais danos a comunidade). E principalmente as perdas humanas, entre os confrontantes e a população, além da redução geral na qualidade de vida.

(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, as ações policiais também geram os danos tardios, exemplificados nessa situação mediante do surgimento de um ciclo de ódio contra os policias e, posteriormente, a manutenção desses acontecimentos. Isso acontece, pois, a população local se frustra diante das perdas e fundamenta como culpados a polícia, e carregados desse sentimento os jovens que presenciaram as consequências das operações podem escolher o caminho das milícias e manter o ciclo (Reestruture essa discussão). Tal fato pode ser exemplificado pela declaração de Immanuel Kant que afirma: "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Logo, caso receba a influência negativa, eles podem se tornar agentes para renovar essa problemática.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, como medidas para mitigar as consequências das operações policiais para a população das favelas, cabe ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública e suas demais secretárias a fiscalização das ações policiais de forma a evitar acontecimentos mórbidos como os do complexo da Penha. (Melhore a construção de sentido) Isso deverá ser feito através do uso adequado das câmeras frontais como maneira de prevenir o uso da força - por meio das devidas punições legais - quando não necessária e, assim, evitar a renovação do ciclo mencionado. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos