[Sem título]

Tema: As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/11/2025
Nota tradicional: 520
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como expressa a canção "Construção", de Chico Buarque, A realidade precisa de análise crítica para ser verdadeiramente reconhecida. Em contraste com a realidade brasileira, a qual se encontra estagnada em velhos preconceitos, o que resulta no abandono dos indivíduos negligenciados, o que  (Melhore a progressão de ideias) tem gerado debates significativos acerca das consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil. Tais fatores emergem do descaso populacional e da insuficiência do governo no acolhimento das vítimas. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, faz-se necessário discorrer acerca da indiferença social como um dos fatores que ampliam os estigmas enfrentados. Seguindo essa lógica, o autor José Saramago utiliza o termo "cegueira Social" para criticar o comportamento egoísta dos indivíduos, análoga a realidade brasileira, a qual os população encontra-se desorientada, assim, consequentemente, ampliando o risco em que as vítimas estão expostas. Nesse sentido, ao observar a conduta passiva do conjunto social, percebe-se que a indiferença se manifesta na desigualdade geográfica, na qual os cidadãos em condições de extrema vulnerabilidade são ignorados, desse modo, sendo negligenciados dos seus direitos básicos, como a vida. (Reestruture e explore a discussão com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é inegável que a questão constitucional e sua aplicação está entre as causas do problema. Nessa lógica, a citação do escritor inglês Aldous Huxley - os fatores não deixam de existir por serem ignorados (Coloque entre aspas) - reflete a postura do governo, que por sua vez não assume suas responsabilidades, desse modo evidenciando a lacuna legislativa para a proteção das vítimas. Nesse contexto, a falta de recursos e politicas publicas amplia os problemas, contribuindo, assim, para o encobrimento na precariedade das vítimas.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas devem ser tomadas. diante disso o Ministério da Educação - órgão encarregado pela educação brasileira - deve executar melhoria ao licenciamento adequado a conteúdo de qualidade a cerca de marginalização, a fim de acolher e oferecer direitos básicos à vítima. Assim a educação promovendo um ambiente equitativo e justo, na a educação atue como um agente de transformação.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos