As consequências das operações policiais para a população das favelas

Tema: As consequências das operações policiais para a população das favelas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/11/2025
Nota tradicional: 720
Nota IA: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição Federal configura-se não apenas como o alicerce jurídico que rege o país, mas também como instrumento de proteção social, uma vez que assegura, em seus dispositivos, a segurança pública. Nesse contexto, constitui uma necessidade à justiça a execução de operações policiais em comunidades pobres do Brasil, como nas favelas cariocas. Embora seja um tema muito debatido entre especialistas, o problema da segurança parece piorar nos tempos atuais. Assim, compreender e extinguir esta dificuldade e as consequências que dela decorrem é um dever do Estado.

Em primeiro plano, é necessário compreender as origens das organizações criminosas no país. Os livros de história apontam o cangaço como grupo social e armado, nascido no nordeste do Brasil no final do século XIX, o precursor das facções atuais, como o Comando Vermelho (CV). Ele surgiu em decorrência de condições de miséria, seca, concentração de riqueza e coronelismo nordestino, deixando o sertanejo sem proteção e acesso a direitos. Diante disso, não restavam muitas opções às pessoas pobres senão entrar no movimento cangaço como estratégia de sobrevivência ou resistência. (Explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é preciso refletir sobre as condições socioeconômicas das comunidades pobres no Brasil. Segundo a reportagem da BBC News Brasil, o crime organizado predomina há décadas em nosso território e continua a expandir-se financeiramente, atuando em setores como o de combustíveis e de bebidas. Embora haja bandidos ricos e muito dinheiro envolvido nas operações, é notório que entre os aliciados existem muitas pessoas pobres, que, assim como no cangaço, escolheram a ilegalidade como estratégia de vida.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em síntese, conclui-se que a polícia, ao adentrar as favelas, pode causar nenhuma consequência positiva a longo prazo (Essa discussão não foi bem desenvolvida no texto). Isso ocorre porque devem ser enfrentadas as causas do problema, que são idênticas tanto no cangaço como nas organizações criminosas de hoje. Para tanto, o Estado deve aprimorar a educação e promover iniciativas que gerem emprego nas regiões de pobreza. A educação amplia o pensamento crítico, a ocupação gera aumento da renda. Somente por meio de medidas que ataquem as causas do problema será possível oferecer o direito humano de segurança à população. (Não apresentou a proposta propriamente dita) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 120 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos