Cicatrizes de infância
Tema: Corrupção no Brasil
Há cinco séculos e alguns anos, “acidentalmente “navegações comerciais europeias se desviaram de sua rota e chegaram em nossa terra. A invasão e a exploração iniciaram o Brasil, e [ Termo desnecessário ]Brasil colônia. Sucessivamente [vírgula]o país foi palco de vários conflitos regionais, onde a população, [ sem vírgula]através de atos revolucionários exigia o fim do imperialismo lusitano, e preconizava a independência. Décadas depois [vírgula] D. Pedro, da [ D. Pedro deu] o grito de independência ou morte, e o Brasil se emancipa [emancipou] de Portugal.
Porém[vírgula] no século seguinte[vírgula] o país livre entra [entrou] no período autocrático, e a opressão faz com que as pessoas novamente se manifestem. Saindo as [às] ruas na busca pela liberdade criaram movimentos como , o Diretas Já , em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Mas somente alguns anos mais tarde, com o fim da ditadura, o país é redemocratizado.
Atualmente [vírgula] quando nos inteiramos da história, notamos que essa democracia idealizada, [sem vírgula]só individualizou a sociedade, visto que a fome, a má distribuição de rendas e a concentração de terras nas mãos de poucos ainda se faz presente em nossos dias, como na época das capitânias [capitanias] hereditárias. No entanto[vírgula] essa sociedade individualizada não executa seu papel de cidadania, exigindo seus direitos, ficam a mercê do “Panis et circenses”. Preocupados apenas com o gol que seu ídolo do futebol perdeu, ou com o rebolado da madrinha da escola de samba no carnaval, se alheiam aos problemas sociais.
Diariamente na mídia [vírgula] nos deparamos com manchetes sobre corrupção dos nossos representantes políticos como compadrismos e roubos nos cofres públicos. Mas estes por estarem no topo da pirâmide social, são julgados por leis obsoletas, que sempre os deixam impunes. A exploração e a repressão marcaram a infância de nossa pátria, portanto agora temos o poder, e não podemos deixar que sua juventude seja lembrada pela corrupção , permitindo que nosso direito conquistado em 1985, seja usado contra nós. Pois como já dizia Einstein, “O mundo não está ameaçado pelas más pessoas, mas sim por aquelas que permitem a maldade”.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
| Nota final | 7 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |