A dependência dos adolescentes na inteligência artificial

Tema: Impactos das IAs na educação brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/10/2025
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As escolas brasileiras vem enfrentando um grande desafio na atualidade. A inteligência artificial invés de ser um auxílio, está se tornando um obstáculo, os alunos estão exagerando em sua utilidade e se tornando dependentes dessa tecnologia. (Melhore a contextualização do tema)

Diante desse problema, os adolescentes, ao se tornarem viciados nessa inteligência, acabam não pensando e fazendo esforços ,e indo direto para a opção mais fácil, e sem essa IA se tornam inúteis sem a capacidade de raciocinar sozinho, e esse pode se tornar um obstáculo ainda maior na educação brasileira. (Melhore a abordagem dessa discussão. Parágrafo frasal)

Além da incapacidade de pensar individualmente e se esforçar, os adolescentes se sentem cada vez mais desmotivados nas escolas, sem ninguém os incentivando para ler, estudar, fazer mais que o esperado. Com essa desmotivação, os alunos começam a achar que não vale a pena fazer se não vai lhe dar uma recompensa. (Abordagem limitada. Reestruture)

É necessário que nas escolas, (Sem vírgula) os professores estimulem seus alunos, façam projetos que fazem eles pensarem e se sentirem motivados e também que o governo ofereça, para esses jovens, estágios e cursos onde eles possam desenvolver a sua própria capacidade. A inteligência artificial é nada mais que a consequência da falta de aprendizagem e motivação nas escolas brasileiras. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos