[Sem título]

Tema: Impactos das IAs na educação brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/10/2025
Nota tradicional: 840
Nota IA: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu Artigo 6⁰, garante o direito à educação para todos os cidadãos. No entanto, os impactos das IAs na educação brasileira dificultam a implementação efetiva da Carta Magna, em virtude da intensificação de impasses estruturais e sociais. Diante desse cenário, fatores resultantes desse processo como a acentuação das disparidades sociais e a diminuição do pensamento crítico de estudantes devem ser debatidos. Assim, é indispensável a adesão de medidas de combate para que os princípios do documento nacional sejam eficientes.

A partir do exposto, para compreender o ponto-chave dessa discussão, é crucial refletir sobre as consequências do avanço tecnológico no ensino do Brasil, sobretudo, o aprofundamento de disparidades sociais. Acerca disso, de acordo com o conceito "Irresponsabilidade Organizada", do sociólogo Ulrich Beck, as organizações falham em assumir responsabilidades, impactando negativamente a sociedade. Nesse viés, é possível afirmar que o pensamento do autor relaciona-se à situação atual brasileira, uma vez que instituições governamentais são ineficientes, à medida que não há uma oferta igualitária de eletrônicos nas escolas públicas, como tablets e computadores com acesso à internet e, consequentemente, à programas de inteligência artificial, como o chat gpt, promovendo, dessa forma, a manutenção de ciclos de desigualdade social (Apresente dados. Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, é necessário que o Poder Público repense seu posicionamento frente ao problema, visando evitar a concretização do ponto de vista de Beck.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar a diminuição do pensamento crítico de estudantes como resultado do uso desenfreado das IAs. Nessa perspectiva, o filme “Ex-Machina’’ retrata em seu enredo a relação conturbada entre o ser humano e a tecnologia, em que a inteligência artificial é muito desenvolvida e capaz de manipular o homem. Sob esse viés, é válido constatar que a obra reflete a realidade atual brasileira, visto que discentes estão usufruindo excessivamente ferramentas digitais em estudos, o que, ao invés de ser uma alternativa de complementação as atividades pedagógicas, está se tornando um malefício para a educação do Brasil, em virtude da capacidade das tecnologias de manipular e restringir a capacidade de pensar criticamente ao oferecer um vasto banco de dados e algoritmos. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Governo Federal-órgão responsável pela administração de políticas públicas, criar projetos públicos, com a finalidade de disponibilizar recursos tecnológicos para instituições públicas, por meio de programas educacionais, a fim de garantir a igualdade de ensino. Além disso, faz-se preciso a adesão de ações sociais, com o intuito de informar sobre os malefícios do uso excessivo da IAs. Com isso, as propostas da Constituição de 1988 serão adequadamente efetivadas. (Apresentou todos os elementos da proposta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos