Intelência artificial na escola: dependência e superficialidade

Tema: Impactos das IAs na educação brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/10/2025
Nota tradicional: 920
Nota IA: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na contemporaneidade, a tecnologia tornou-se inprescindível para o cotidiano. Nesse sentido, o desenvolvimento da inteligência artificial promoveu diversos recursos que promoveram a realizacão de tarefas diversas de forma rápida e eficaz. Entretanto, no contexto escolar, essa ferramenta pode trazer impactos negativos para a educação, como a dependência cognitiva e superficialidade do aprendizado. (Muito bem. Formulou a tese)

De início, o filósofo Platão, em sua obra "Fedro", retratou como os indivíduos deixariam de exercitar a memória ao substituir o raciocínio próprio pela repetição de informações.
Nesse contexto, o uso frequente de ferramentas de inteligência articificial pode causar prejuízos às capacidades cognitivas dos discentes, como a interpretação textual, pensamento crítico e resolução de problemas. Desse modo, os estudantes podem se acostumar com a atuação rápida e automática do recurso tecnológico, de modo a perder sua autonomia e não agir de forma ativa. (Delimite e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o filme "Wall-E", dirigido por Andrew Stanton, caracteriza uma sociedade dependente da tecnologia, onde os humanos perdem sua autonomia e se tornam passivos diante das máquinas. Nesse contexto, resumos e respostas prontas geradas por IA proporcionam um conhecimento superficial e imediatista, uma vez que, ao não utilizar o próprio pensamento crítico para obtê-los, os alunos perdem a compreensão plena do conteúdo (Melhore o desenvolvimento dessa ideia). Assim, o uso de inteligência artificial no contexto escolar pode afetar no desenvolvimento e aprendizagem dos indivíduos. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para mediar a problemáica, o Governo Federal deve promover um programa nacional de incentivo a aprendizagem ativa nas instituições de ensino. Isso será feito por meio de debates, seminários e palestras mensais nas escolas, a fim de incentivar o protagonismo intelectual e estimular o raciocínio próprio dos alunos. Assim, será possível garantir um processo educacional eficaz e, consequentemente, gerar indivíduos mais críticos e intelectuais para futuras gerações. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos