Os Efeitos da inteligência computacional no Ensino brasileiro

Tema: Impactos das IAs na educação brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/10/2025
Nota tradicional: 800
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A inteligência artificial é uma área da tecnologia (Substitua essa expressão) que opera mediante a análise de dados, simulando a inteligência humana. No entanto, atualmente, no país, essa ferramenta tem gerado uma série de desafios profundos para o ensino brasileiro devido afetar, principalmente, as interações humanas e ao desenvolvimento cognitivo. Assim, faz-se necessário conhecer seus efeitos na educação.

Sob esse prisma, é fundamental destacar a influência sobre as relações sociais. Nesse sentido, o filme "Ex- Machina", (Sem vírgula) retrata o relacionamento dependente de Calebe em relação a Ava, uma inteligência artificial, que o manipula. Nesse contexto, compreende-se que, (Sem vírgula) IAs podem reproduzir o comportamento humano, substituindo interações reais, entre docentes e discentes, por virtuais as quais criam Barreiras e são superficiais ao passo que não desenvolvem conexões profundas e duradouras (Melhore a construção dessa ideia). Dessa forma, o recurso tecnológico mencionado possui o potencial de inviabilizar o convívio social desafiando a educação.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é relevante ressaltar o impacto no desenvolvimento de habilidades críticas. Sob esse perspectiva, o filósofo René descartes afirma: "penso, logo existo". Notadamente, seu pensamento contrasta com as funcionalidades desempenhadas pela visão computacional a qual divulga informações de forma massificada. Como consequência, tal facilidade, (Sem vírgula) desestimula a criatividade e o pensamento racional fato que, (Sem vírgula) pode acometer a aprendizagem Brasiliense. Desse modo, torna-se essencial habilitar a educação ao cenário tecnológico contemporâneo.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz- se primordial buscar ações que atenue o quadro supramencionado. Para isso, cabe ao Poder público mediado pelo Ministério da educação (MEC) - órgão responsável por promover a educação de qualidade para todos - criar políticas que regulamentem o uso de IAs, por meio da adição dessa ferramenta ao currículo escolar com a finalidade de ensinar o seu uso de forma eficaz. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos