Os impactos das IAs na educação brasileiras

Tema: Impactos das IAs na educação brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/10/2025
Nota tradicional: 480
Nota IA: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o pensador e filósofo chinês Confúcio: "Cometer um erro e não corrigi-lo, (Sem vírgula) é cometer outro erro," o que pode ser relacionado aos impactos das IAs na educação brasileira. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema) 

Na atual conjuntura, é notável a presença de inteligência artificial na vida da população nacional, principalmente no cotidiano de estudantes, o que pode estar bloqueando-os de adquirir o pensamento crítico e diversos de outros fatores. Neste mesmo modo afirma Albert Einstein: "Nada é mais nocivo à criatividade, (Sem vírgula) do que o furor da produção em massa". (Reestruture. Abordagem limitada)

Acredita-se que 90% das pessoas no país, (Sem vírgula) utilizam esta tecnologia, incluindo os alunos, resultando em notas acadêmicas negativas. Por conta destes ocorridos, o Brasil se encontra na lista de países com maiores índices de analfabetismo funcional, sendo cerca de 30% da nação.

Para que isso possa ser resolvido, urge que o poder público deveria investir em palestras para conscientizar, e proibir o uso deste tipo de ferramenta virtual, com o objetivo de estimular os acadêmicos. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Com isso, a nossa pátria se tornará um lugar cada vez melhor, saindo de catálogos ruins e proporcionando mais conforto à rotina de seus cidadãos.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos