[Sem título]

Tema: Impactos das IAs na educação brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/10/2025
Nota tradicional: 960
Nota IA: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A obra literária "Ensaio sobre a Cegueira", do escritor português José Saramago, apresenta a narrativa de uma sociedade cega no tocante aos problemas sociais. De maneira análoga, fora da ficção, a crítica do autor pode ser verificada na atual conjuntura brasileira, haja vista o fato de os indivíduos não enxergarem os impactos da IA no ensino do país. Nesse contexto anômalo, de modo a atenuar essa situação, é preciso analisar a inobservância estatal e o silenciamento midiático como causas dessa grave problemática. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante desse cenário, destaca-se a influência da letargia do aparato governamental para a manutenção desse quadro anômico. Sob essa perspectiva, segundo a teoria da anemia social, defendida pelo filósofo e estruturalista francês Émile Durkheim, em sua obra “A Educação Moral”, os conflitos sociais decorrem da ausência ou da exiguidade de instituições normativas. Consoante esse paradigma, a reflexão durkheimiana revela-se hodierna, uma vez que, sem a atuação efetiva do Estado como regulador, a coesão social e o aprendizado pleno são inviabilizados. À vista disso, observa-se uma profunda ineficiência estatal perante a expansão de políticas públicas que visem erradicar esse má uso de inteligências artificiais para o estudo, por exemplo, em atividades de revisão ou redações. Consequentemente, muitos jovens acabam privados de oportunidades de ingresso em universidades, visto que o governo, ao priorizar pautas imediatistas, (Reestruture essa ideia) mantém inalterada a realidade desse uso inadequado de uma ferramenta de suporte por crianças e adolescentes. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar o reflexo da omissão da mídia no agravamento desse panorama excludente. Sob esse prisma, com o advento da Terceira Revolução Industrial, em meados do século XX, a criação de novos difusores de informação, como a televisão e a internet, acelerou o processo de globalização. Contudo, devido à falta de pluralidade mediática, esse desenvolvimento tecnologia beneficiou apenas as camadas mais privilegiadas da sociedade. Nesse sentido, a escassa atenção das plataformas digitais - sobretudo do Instagram e do Facebook - diante do excesso de IA , tais como ChatGPT pelos menores, compromete a superação desse cenário alarmante. Por conseguinte, o aumento da segregação de indivíduos desinformados fomenta a perpetuação do déficit de leitura e aprendizado eficiente, frequentemente ignorada pela mídia em detrimento de conteúdos que geram maior engajamento.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imperativo que o Ministério da Educação - agente responsável pela formação cidadã - direcione os educadores para abordarem esse tema em sala de aula. Dessa forma, isso deve ocorrer por intermédio da implementação da matéria “Atenção à Internet” na grade curricular, com o fito de formar cidadãos cientes acerca da gravidade dos efeitos negativos causados por essas ferramentas na educação do Brasil. Espera-se, assim, refutar a sociedade cega descrita por José Saramago. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos