Os limites do uso da inteligência artificial IA na vida cotidiana do brasileiro

Tema: Impactos das IAs na educação brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/10/2025
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É de conhecimento geral que, (Sem vírgula) a inteligência artificial ( IA) vem se tornando cada vez mais presente no cotidiano dos Brasileiros(Truncamento) Influenciando não só nas interações pessoais como na profissional. Com isso fazendo a necessidade de limitações do seu uso. Nesse cenário, destaca a necessidade de garantir a proteção da privacidade de dados, como sistemas automatizados não substituam profissionais de saúde. (Truncamento) Visto que o cuidado humano é insubstituível. (Contextualize o tema com mais clareza)

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que o uso crescente da inteligência artificial trás sérias preocupações quanto á proteção da privacidade dos cidadãos. O fornecimento de dados pessoais sem o consentimento favorece golpistas, para o uso indevido de informações pessoais para golpes financeiros ou clonar identidades. Apesar da existência da lei geral de proteção de dados (LGPD), ainda há falhas na fiscalização, deixando a população vulnerável e desprotegida a práticas abusivas. (Reestruture e explore de modo produtivo)

É notório ressaltar que, (Sem vírgula) jovens e adultos estão fazendo uso do chatgpt como fonte mais rápida para a busca do seu diagnóstico, devido menos chance de julgamento, ou valor menor que de um profissional. Especialistas em saúde mental afirmam que psicólogos e psiquiatras estão sendo descartados pelos jovens por medo de serem julgados. Além disso ( IAS), (Sem vírgula) não são capazes de demostrar empatia e acolhimento, como os profissionais especializados são, é importante buscar ajuda ao profissional para que não ocorra como o caso do jovem estadunidense que tirou a vida após uma conversa com o chatgpt que orientou a autoagressão, depôs de uma conversa. (Salto temático. Reelabore)

(Boa estratégia coesiva) Portanto é necessário que, (Sem vírgula) o Estado, responsável por garantir segurança e direitos da sociedade, possa aplicar leis mais rígidas a empresas que utilizarem informações pessoais de forma indevida. Além disso, escolas responsável por preparar pessoas para a vida em sociedade e transmitir valores éticos e sociais. (Truncamento) Possam promover palestras para os alunos, afim de concientizar sobre o perigo de pedir ajuda a ( IA) e que possam buscar ajuda a um profissional de saúde especializado, para que assim possa amenizar os casos. (Não apresentou a proposta propriamente dita) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos