[Sem título]

Tema: Impactos das IAs na educação brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/10/2025
Nota tradicional: 840
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro "Utopia", de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o exercício da cidadania é garantido pela efetividade do Estado. Em consonância com a realidade, diferentemente da obra, a ineficiência do governo em paralelo ao surgimento de problemáticas - tal qual o comprometimento da inteligência artificial (IA) para a educação - fundamenta obstáculos ao sistema educacional. (Truncamento) Sendo eles, (Sem vírgula) a limitação no desenvolvimento dos alunos e o mal uso das ferramentas das inteligências artificiais IA's.

Nesse contexto, é possível identificar uma utilização inadequada das ferramentas das que são oferecidas através dos aplicativos de IA's. Isto é, por muitas vezes utilizam plataformas como as do ChatGPT - que é uma ferramenta exclusiva para formação de textos - para a resolução de problemas o que se enquadra como inadequado devido à natureza dessa plataforma. Portanto, o uso impróprio desses sites podem ocasionar em respostas imprecisas e muitas vezes incorretas. Tal fato fundamente o ponto de vista da jornalista brasileira Sibele Cristina, que expos em uma reportagem que "O Brasil digitalizou-se antes de alfabetizar-se", pois a população, em busca da praticidade, muitas vezes utiliza das IA's sem compreender suas reais funções. (Delimite e explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Paralelamente é cabível inferir que as IA's se estabelecem como um fator que desenvolve a defasagem educacional. Isso ocorre não apenas pelo seu uso indevido, como também pela forma que a população se desenvolve com relação a educação. Em outras palavras, como afirma Immanuel Kant, "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele", e se a população não tem a educação necessária para não se guiar pelo mais simples, ela não se desenvolverá e buscará alternativas. (Reestruture essa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, em busca de mitigar os impactos das IA's na educação brasileira, cabe ao próprio Estado, através do Ministério da Educação e suas demais secretárias, a formulação de medidas pautadas em impedir os danos inferidos pelos aplicativos de IA's. Sendo em princípio, ações baseadas na conscientização dos alunos sobre essas ferramentas e como utilizá-las para sua formação acadêmica através de campanhas nas escolas desde o ensino mais básico. Desse modo as IA's poderão desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento estudantil e não um atraso ao frágil sistema educacional brasileiro.​​​​​​​ (Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos