[Sem título]

Tema: Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/09/2025
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É fácil perceber, atualmente, por meio das mídias, televisivas ou sociais, que o Brasil vem enfrentando sérios problemas relacionados às marcas impressas na vida de mulheres que sofrem algum tipo de abuso no relacionamento. Sendo assim, é evidente que medidas precisam ser tomadas para que ocorra uma mudança. Logo, para justificar essa afirmação, há dois fatores que não podem ser negligenciados: a falta de recursos financeiros e leis que protejam as mulheres. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, cabe destacar que o meio financeiro de muitas mulheres é o cônjuge, o que contribui para a continuidade do problema em relação aos traumas decorrentes de abusos na vida das mulheres. Segundo a Constituição Federal, é direito de todo cidadão o acesso ao trabalho. Tal fato demonstra uma incoerência, já que é o que deveria ser feito, mas não se realiza na prática. Portanto, vê-se que o acesso ao mercado de trabalho, por parte das mulheres, ainda é limitado.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra preocupação constante é a falta de leis que defendam as mulheres. Comprova-se isso pelo fato de que o Jornal da Record exibe diariamente casos de feminicídio. Então, é necessária uma intervenção para que essa inaceitável situação seja modificada a fim de alcançar a isonomia esperada pela sociedade. (Explore mais a discussão. Abordagem limitada)

Levando-se em consideração esses dois aspectos, é coerente reafirmar que providências devem ser empregadas para que haja uma transição. Por isso, é imprescindível que o Poder Legislativo e o Executivo trabalhem em conjunto para criar e executar leis que mudem a realidade dessas mulheres para melhor. Dessa forma, se essas resoluções surtirem efeito, ajudarão a pelo menos reduzir consideravelmente esse impasse. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos