Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

Tema: Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/09/2025
Nota tradicional: 960
Nota IA: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1969, a convenção americana de direitos humanos apresentou ao mundo uma das mais relevantes leis da contemporaneidade, cujo assegura a valorização feminina e a integridade humana. Todavia, a falta de políticas públicas impede que as mulheres brasileiras tenha acesso a liberdade, deixando aparente o mau desenvolvimento do Brasil e a violência presente no território. Dessa forma, é necessário refletir sobre a omissão estatal e a invisibilidade do tema como entrave dessa problemática.

Diante desse cenário, a negligência estatal é um dos principais pilares que impulsiona a naturalização do relacionamento abusivo na sociedade feminina. Sobre esse viés, na telenovela "pantanal", a personagem Maria Bruaca sofre frequentes abusos psicológicos e físicos de seu marido. Sob essa perspectiva, fora da ficção, a violência inserida na sociedade afeta a valorização feminina, em que as mulheres acabam se submetendo a manipulações psicológicas, como a personagem do drama ficcional, podendo afetar infelizmente no convívio em sociedade, na qual a ausência de investimento em capital humano prevalece a ausência de auxílio psicossocial e a ignorância da comunidade (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, a passividade governamental e a falta de verbas públicas destinada às mulheres prejudica a construção da cidadania, sendo necessário soluções para mitigar esses obstáculos.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que a invisibilidade dos indivíduos acentua expressivamente na conservação da relação de poder desequilibrado no Brasil. De acordo com a obra literária de Conceição Evaristo -escritora brasileira-, "canção para ninar menino grande", a personagem Pérola está em um relacionamento abusivo sendo vulnerabilizada e invisível pela sociedade. Entretanto, devido a essa lógica literária o isolamento feminino potencializa a exclusão social, uma vez que a insuficiência do debate público aumenta o esquecimento do corpo social. Embora o Brasil seja uma nação em desenvolvimento, ainda há desafios com as relações abusivas. Em decorrência disso, a ausência de políticas públicas efetivas está em evidência.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado e ao Ministério da mulher -órgão responsável pela promoção dos direitos das mulheres-, promoverem palestras de informações e cartazes em instituições públicas como em escolas e praças comunitárias com a presença de psicólogos e mulheres para aumentar o diálogo e a visibilidade dos abusos sofridos, por meio de divulgações midiaticas como em Instagram e noticiários televisivos com o auxílio de ONGs -organização não governamental-, e investimentos legislativos e auxílios psicológicos para superar a exclusão social aumentando a integridade dos seres vivos. Assim, freando os desafios e as consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres. Por conseguinte, obter uma sociedade mais próxima das leis garantidas pela convenção americana dos direitos humanos. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos