Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

Tema: Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 19/09/2025
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série ''Euphoria'', a personagem Maddie vive em um relacionamento abusivo com Nate, um rapaz de personalidade tóxica e violenta. Fora da ficção, relacionamentos abusivos são uma realidade no Brasil, que afeta o dia a dia de muitas mulheres que assim como Maddie têm a saúde mental e física afetadas por um falso amor. Dessa maneira, o relacionamento abusivo pode ser interpretado como fruto do machismo e pela inoperância estatal no que tange a proteção das mulheres. Assim, urge a discussão sobre as consequências do relacionamento abusivo na vida das mulheres. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Primeiramente, vale destacar que o relacionamento abusivo tem origem no machismo cultural, em que a mulher é vista como submissa, e ‘’objeto de controle’’. Somado a isso, muitas mulheres têm a vida social e financeira ameaçada por homens, situação que pode ser exemplificada pelo filme ''Flor de Abril'', no qual a protagonista, (Sem vírgula) é obrigada a se casar após engravidar e não tem para onde ir, tendo que viver com o marido abusivo. Dessa forma, é notável a falta de amparo do governo, que deveria promover a segurança para mulheres. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, as instituições zumbis são aquelas que, como o Estado, existem formalmente, mas não funcionam. Nesse sentido, o Poder Público falha quando se trata de dar assistência a essas mulheres, pois, apesar de haver leis que amparem mulheres vítimas de violências doméstica ou psicológica – como a Lei Maria da Penha – é evidente que há muitas falhas para o amparo psicológico de mulheres. (Truncamento) Já que, (Sem vírgula) muitas são incapazes de sair dessas relações por serem manipuladas e não reconhecer uma vida sem o parceiro, seja financeiramente ou emocionalmente.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado junto ao Ministério dos direitos humanos, que é responsável pela proteção dos direitos civis, fiscalizar o cumprimento da Lei Maria da Penha, além de promover campanhas alertando sobre os riscos de permanecer em um relacionamento abusivo. Por fim, é necessária a implementação de consultas gratuitas através do SUS, que sejam direcionadas para vítimas desses relacionamentos, a fim de que as vítimas tenham amparo. Logo, essa problemática será uma mazela passada. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos