[Sem título]

Tema: Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/09/2025
Nota tradicional: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na música "Woman in Chains", do Tears for Fears, a letra retrata a vida de mulheres em relacionamentos abusivos, tendo como inspiração a mãe do vocalista da banda que passava pela mesma situação. Infelizmente, isso ainda é recorrente no mundo contemporâneo e, especialmente, no Brasil, uma vez que em portais de comunicação várias matérias são sobre feminicídios ou violência contra essa parcela da sociedade. Diante disso, os fatores, como manter um relacionamento em prol dos filhos junto a certas alienações, são o estopim de tal viés. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

De início, vale mencionar que muitos indivíduos mantêm seus casamentos devido aos seus primogênitos. Esse aspecto se dá pelo motivo de várias mulheres aceitarem sofrer apenas para verem o "bem" dos filhos, no entanto, há relacionamentos abusivos tão extremos que até as crianças sofrem. Dessa forma, é visível o quão grave é o impasse, pois muitos homens se veem em tempos medievais com o pensamento de ter uma esposa como serva. Na novela "Gabriela", da Rede Globo, isso é mostrado explicitamente por parte dos coronéis da trama. Por exemplo, o fato do personagem Melk citar a profissão da mulher como cuidadora do marido e dos filhos e esse motivo levar tantas esposas a aceitarem isso passivamente. Assim, são necessárias mudanças tanto no pensamento como no comportamento. (Delimite e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o sexo feminino é alvo de várias indagações alienadas em relação aos casamentos. Em uma sociedade machista, muito se fala em valores, sejam sociais ou religiosos, que são impostos às mulheres, nos quais tratam que a separação é um pecado ou que uma moça de bem nunca largaria o marido. Essas e outras são pautas que muitas vezes causam alienação nos dois gêneros, formando, assim, um homem opressor e uma mulher oprimida. Nessa ótica, é preciso ressaltar a teoria "Violência simbólica", de Pierre Bourdieu. Essa conjuntura, ilustra, de forma clara, a apatia causada por esses dogmas, pois Bourdieu cita o fato de pessoas serem violadas e não perceberem e, nesse contexto, o "sexo frágil" é o principal alvo.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, com o intuito de superar tais desafios e acabar com as consequências de um relacionamento abusivo, urgem medidas eficazes. Para tanto, cabe ao Ministério da Mulher ampliar os holofotes sobre a violência contra mulheres, promovendo, assim, mais campanhas e propagandas exibidas em portais midiáticos. Essa ação será efetivada por meio de uma parte do capital disponibilizado pela União de Contas e a outra parte será investida em mais centros de denúncias, com isso haverá maiores divulgações e a justiça ocorrerá nesses casos. Dessa maneira, "woman in chains" —mulher acorrentada— consiga ser liberta. ​​​​​​​(Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos