[Sem título]

Tema: Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/09/2025
Nota tradicional: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na canção "Coração pede socorro", de Naiara Azevedo, o eu lírico feminino descreve sensações de alerta decorrentes de um relacionamento abusivo. Da mesma maneira, muitas mulheres brasileiras enfrentam realidades semelhantes, as quais geram consequências, tanto durante a relação, quanto após o seu término. Entre elas, podem-se citar, principalmente, impactos na saúde e desamparo social. (Muito bem. Contextualizou o tema)

Em primeiro lugar, vale destacar que a saúde mental e a saúde física são afetadas quando o indivíduo sofre algum tipo de violência. Segundo a Sociedade Brasileira de Psicologia, o estresse que as mulheres sofrem durante relacionamentos abusivos pode alterar o equilíbrio hormonal do organismo, o que favorece o surgimento de doenças mentais (como depressão) e físicas (como disfunções gastrointestinais). Nessa perspectiva, caso não se realize tratamento psicológico, as vítimas podem enfrentar consequências na sua saúde a longo prazo, ainda que não estejam mais sob as condições de abuso.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, existem outros tipos de violência em relacionamentos abusivos. Sob tal ótica, a Lei Maria da Penha penaliza, além da violência física e psicológica, a sexual, a moral e a patrimonial. Esta, aliada às restrições sociais que agressores impõem, contribui para o desamparo da mulher, uma vez que ela perde acesso aos seus bens e valores, assim como à sua rede de suporte, a qual inclui, em geral, amigos e familiares. Nesse contexto, as vítimas, muitas vezes, receiam deixar o agressor, perpetuando sua situação, e, quando o fazem, enfrentam dificuldades para gerenciar sua vida, principalmente no âmbito econômico.

(Boa estratégia coesiva) Destarte, infere-se que medidas devem ser tomadas para mitigar as consequências negativas para mulheres que sofreram relacionamentos abusivos. Primordialmente, o Ministério das Mulheres, órgão federal responsável pelo combate à violência contra mulheres e pela garantia dos seus direitos, deve, por meio de uma parceria com a mídia, criar campanhas de conscientização acerca dos efeitos negativos na saúde de vítimas em situações de abuso, com o fim de incentivar a busca por tratamento psicológico. Além disso, o Governo Federal deve, por meio da criação de programas sociais, oferecer suporte para mulheres desamparadas, a fim de auxiliá-las em diferentes aspectos, como o financeiro, da estruturação de suas vidas. Assim, vislumbrar-se-á um país em que mais "corações" que pedem socorro serão atendidos. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos