[Sem título]

Tema: Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/09/2025
Nota tradicional: 920
Nota IA: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mulher Maravilha, conhecida por ser símbolo de força feminina e a personagem, dentre todos, mais forte e imponente do universo criado pela DC Comics, inspira jovens garotas a seguir seus sonhos e se impor contra injustiças. Saindo da ficção, apesar da influência da personagem entre meninas mais novas, mulheres adultas não levam a imagem da heroína como símbolo do feminismo, muitas podem até não conhecê-la, isso as leva a sensação de não pertencimento e vulnerabilidade. Desse modo, se tornou comum nos dias atuais, o crescimento de relacionamentos abusivos na vida das mulheres, isso gera problemas e consequências levadas pelas mesmas durante toda a vida.

Em primeiro plano, cabe ressaltar o principal causador do problema, a permanência. No livro "Assim Que Acaba", da escritora Colleen Hoover, é contada a história de Lily, a personagem julgava a mãe por permanecer em uma relação abusiva, e ao passar pelo mesmo, também não conseguiu se retirar. Dentro desse cenário, a história de Lily se passa em muitos lares brasileiros, e a mulher sempre é julgada por não sair do relacionamento e aceitar as agressões físicas e psicológicas. Entretanto, a falta de apoio e proteção leva muitas delas a não ter coragem de sair do ciclo abusivo. Sendo assim, a ausência de proteção leva à permanência.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, as marcas eternas deixadas pelos abusos. Hoje, no Brasil, há cinco formas consideradas como violência contra a mulher, as quais são psicológica, sexual, patrimonial, física e moral, formas degradantes que, mesmo após anos, ainda serão lembradas pelas vítimas. Infelizmente, até 2006, o Brasil não tinha leis vigentes que protegiam a segurança das mulheres, isso até o caso Maria da Penha, agredida, eletrocutada, baleada e deixada paraplégica pelo marido, após muita luta e denúncias, o Poder Legislativo brasileiro estabeleceu a lei Maria da Penha. Porém, as agressões psicológicas e físicas sofridas por ela serão levadas por toda a sua vida, algo que ocorre com todas as vítimas de violência.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Cabe ao Poder Legislativo uma melhoria nas leis que abrangem a proteção feminina no país, e ao Ministério da Saúde um projeto de apoio psicológico às vítimas de agressão, por meio de centros de autoajuda serão disponibilizados agentes de saúde psicológica que guiarão as vítimas às leis e seus direitos legais, a fim de aumentar a segurança, o apoio a mulheres vulneráveis e amenizar os traumas sofridos. Assim, poderá se consolidar um Brasil menos feminicida. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos