[Sem título]

Tema: Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/09/2025
Nota tradicional: 880
Nota IA: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A série mexicana "O Jardineiro", da Netflix, exibe um cenário de relacionamento abusivo onde a mãe do protagonista vive sob a sombra de um parceiro controlador e violento. Fora do universo ficcional, é fato que as mulheres brasileiras sofrem do mesmo estigma quanto ao relacionamento tóxico. Fica claro, pois, que esses cenários refletem na vida das mulheres em forma de traumas como também interferem na autovalorização das mesmas. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)

Primeiramente, é nítido que relacionamentos não-saudáveis deixam marcas nas vítimas. Isso porque, de acordo com a terceira lei de Newton, toda ação tem uma reação. Para validar a análise do físico, basta pensar nas sequelas das mulheres que sofrem nas mãos de parceiros abusivos, as quais consequentemente portam traumas. Traumas esses que causam retrocesso na cabeça das parceiras, levando-as a reagir de maneira pacífica a esses estímulos, mas fomentando inúmeros problemas psicológicos como a depressão, que se deriva do isolamento social da mulher oprimida. Logo, é óbvio que relacionamentos abusivos abrem portas para outras óbices. (Apresente dados)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sob outro prisma, faz-se mister pontuar, ainda, a fragilização da autovalorização das vítimas. Sob esse viés, à medida que a mulher é alvo recorrente de insultos pelo próprio parceiro, ela passa a não reconhecer seu próprio valor, ou seja, a desconhecer o que merece dentro e fora de um relacionamento. Diante dos fatos supracitados, é visível que essas mulheres não possuem a capacidade de se auto valorizar, já que segundo o dicionário brasileiro, autovalorização significa reconhecer as próprias habilidades, valor e importância. Dessa maneira, é necessário romper com a óbice para as vítimas atribuírem valor a si próprio. (Delimite e explore de modo mais produtivo)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que para mitigar as consequências na vida das mulheres que sofreram durante relações abusivas é preciso desfazer suas fundações. Para tanto, cabe à Lei Maria da Penha, por meio de verbas governamentais, financiar sessões terapêuticas às vítimas, a fim de tratar dos hematomas fruto de relações tóxicas. Outrossim, é crucial que as grandes redes divulguem canais de denúncia, e de maneira igualitária, incentivar através de uma linguagem injuntiva, o ato de denunciar. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos