[Sem título]

Tema: Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/09/2025
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O livro "É Assim Que Acaba" narra a história de Lily Bloom, uma garota criada em um lar abusivo, no qual presencia a violência doméstica sofrida por sua mãe, e em face disso, se torna uma adulta propensa a entrar em relações com pessoas que irão fazer com que ela repita o padrão de agressão testemunhado na infância. (Reveja essa informação) Esse impacto psicológico impede mulheres em relacionamentos abusivos de reconhecerem a si mesmas como sujeitos de possibilidades, restringindo sua capacidade de agir e escolher. No Brasil, a gravidade de situações como essa é confirmada pelos dados da 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, lançada em novembro de 2023 pelo Instituto de Pesquisa DataSenado que mostram que 68% das mulheres têm uma amiga, familiar ou conhecida que já sofreu violência doméstica. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Dessa forma, os relacionamentos abusivos e seu impacto na comunidade feminina representam uma questão estrutural, pois uma sociedade em que a cultura machista e patriarcal é mais presente do que a proteção igualitária a todos os seus cidadãos, revela-se pouco evoluída. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)

Apesar de leis como a "Lei Maria da Penha" e a "Lei do Feminicídio", ainda é possível observar falhas em suas aplicações, seja na falta de fiscalização, demora na emissão de medidas protetivas ou falta de acolhimento direcionado às vítimas. (Melhore a construção de sentido) Tendo como exemplo um caso ocorrido no distrito federal, em que uma mulher foi agredida em um elevador pelo companheiro. No vídeo divulgado, o ataque durou cerca de 4 minutos. Relatos de familiares contam que a vítima já havia passado por situações parecidas, mas optou por não abrir boletins de ocorrência, sendo necessário que a mãe acionasse a polícia. Especialistas afirmam que mulheres que estão em relacionamentos abusivos sofrem de perda de autoestima e desenvolvem dependência emocional em seu agressor, dificultando a denúncia. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, deve implementar campanhas educativas em escolas e universidades que abordem, de forma didática e contínua, questões relacionadas ao reconhecimento de relacionamentos abusivos, igualdade de gênero e canais de denúncia. Essa ação pode ocorrer por meio de palestras interativas, produção de materiais digitais e capacitação de professores, a fim de que jovens e adultos consigam identificar comportamentos de controle, manipulação e violência antes que estes se intensifiquem.​​​​​​​ (Faltou o detalhamento)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos