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No livro "O Ódio como Polític"a, a filósofa Marilena Chauí discute como a radicalização de posicionamentos pode corroer a vida democrática ao substituir o diálogo pela hostilidade. No Brasil contemporâneo, esse quadro se expressa na crescente polarização política, fenômeno que ultrapassa os espaços institucionais e invade as relações sociais cotidianas. Nesse contexto, emergem desafios para o fortalecimento da democracia brasileira, sobretudo pela fragilização do debate público e pelo risco de enfraquecimento das instituições. (Muito bem. Contextualizou o tema)
Primeiramente, cabe destacar que a democracia depende da pluralidade de vozes e da convivência respeitosa entre diferentes perspectivas. Contudo, a polarização política no país tem se intensificado por meio da difusão de discursos maniqueístas nas redes sociais, que reduzem a realidade a uma lógica de “nós contra eles”. Esse processo, analisado por Hannah Arendt em "Entre o Passado e o Futuro", compromete o espaço público como lugar de diálogo, uma vez que privilegia o embate emocional em detrimento da construção coletiva de soluções para problemas comuns. Assim, a qualidade do debate democrático é prejudicada, criando barreiras para consensos mínimos.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a polarização política pode enfraquecer as instituições republicanas. Quando parte da população passa a desacreditar em órgãos como o Congresso Nacional ou o Supremo Tribunal Federal, enxergando-os como instrumentos de uma facção específica, instala-se um ambiente de instabilidade. Essa situação favorece a disseminação de discursos autoritários, o que ameaça conquistas históricas da Constituição Federal de 1988 — conhecida como "Constituição Cidadã" por garantir direitos fundamentais e mecanismos de participação. Logo, a manutenção da democracia requer não apenas instituições sólidas, mas também a confiança da sociedade nelas. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é inegável que a polarização política impõe obstáculos ao fortalecimento da democracia brasileira, ao desestruturar o diálogo público e enfraquecer a legitimidade das instituições. Para enfrentar esse cenário, é necessário que o Ministério da Educação, em parceria com organizações da sociedade civil, implemente programas de formação cidadã nas escolas, voltados ao ensino de práticas democráticas e de leitura crítica das informações digitais. Paralelamente, plataformas digitais devem criar mecanismos mais eficazes de contenção da desinformação e de estímulo a debates respeitosos. Assim, será possível cultivar uma cultura política menos polarizada, em que divergências não sejam sinônimo de inimização, mas oportunidades de construir coletivamente uma democracia mais madura e resiliente. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
200 |
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 |
160 |
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
160 |
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
200 |
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
200 |
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
920
|
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Correção por IA
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 |
160
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final |
960
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Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |