Brasil e a polarização política: nova guerra fria?

Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/08/2025
Nota tradicional: 800
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o sociólogo Émilie Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um “corpo biológico”, por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja igualitário e coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos por um governo regido pela democracia. Todavia, isso, no Brasil, ainda encontra desafios devido à polarização de ideias, de opiniões e de grupos políticos. 

Essa divergência do pensar não é um aspecto exclusivo da vida contemporânea. Pode-se citar, por exemplo, a disputa por áreas de influência político-econômica entre os Estados Unidos, capitalista, e a extinta União Soviética, principal governo comunista neste período conhecido por “guerra fria”. Apesar de não ter sido um conflito bélico, essa polarização política da época impactou a vida de muitos cidadãos ao redor do globo. Mais especificamente, na Alemanha pós-guerra, o muro de Berlim não só dividiu o território do país como também separou famílias e as restringiu do direito de escolherem seus líderes, marcando um governo polarizado e antidemocrático.

Como paralelo aos acontecimentos históricos anteriormente citados, o Brasil atual encontra-se imergido por distintos ideais políticos e por um fanatismo que ameaça a democracia. Com faixas e cartazes incentivando uma intervenção militar no país, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, (Sem vírgula) depredaram prédios e sedes do governo brasileiro motivados pelos resultados das eleições presidenciais do ano anterior. Tal atitude ameaça o Estado democrático de direito e põe em xeque a integridade de instituições que defendem a democracia. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) A polarização política, portanto, proporciona grandes debates sobre a manutenção da democracia no Brasil. Cabe ao governo federal intensificar propagandas defendendo a democracia e estimulando as famílias de todo o país a respeitarem as opiniões politicas diferentes. Tais propagandas devem contar com a participação de figuras públicas e artistas - valendo-se de sua grande influência na mudança de comportamento da sociedade - ajudando a mitigar açōes contrárias ao exercício da democracia por todo o território nacional e garantir que todos os direitos dos cidadãos sejam cumpridos. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos