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Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Nota IA: 880
No filme alemão de 2008 "A Onda", a primeira coisa que um professor desejoso de demonstrar aos alunos como o totalitarismo emerge faz é achar um inimigo comum para a sua turma (Reelabore e apresente a ideia com clareza): os alunos de outra matéria que estavam na sala abaixo deles. Da mesma forma que é mostrada no filme, a polarização política destrói a democracia, pois leva um mesmo povo a se dividir como se fossem inimigos, indo contra o ideal democrático de reconhecer os opositores como legítimos e tolerá-los. Para combatê-la, o conhecimento histórico de como as democracias ao redor do mundo já foram atacadas e a igualdade social e econômica são fatores muito importantes.
Tanto no nazifascismo quanto na ditadura brasileira, a estratégia para tornar o autoritarismo justificável foi a mesma: um inimigo ameaçava o bem-estar da nação e precisava ser controlado antes de destruí-la: no caso alemão e italiano, os judeus, (Reveja) no brasileiro, os comunistas. De modo semelhante essa mesma estratégia foi usada em meio à eleições recentes com um recurso novo: as fake news nas redes socias, que, por conta do "raciocínio motivado" (Conceito que explica que o ser humano tende a aceitar fatos (ou mentiras) que apenas reforçam sua opinião já formada) faz seus usuários compartilharem essas notícias falsas de forma irresponsável. Portanto, o conhecimento histórico de que essas estratégias de manipulação já foram usadas antes e de suas consequências alertaria o povo brasileiro a não cair na mesma armadilha.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, está a questão da desigualdade social e econômica. Paralelamente aos Estados unidos e ao Brasil, países com eleitorado muito polarizado, onde até houveram manifestações antidemocráticas em 2021 e no dia 08 de Janeiro de 2023, respectivamente, e onde há muita desigualdade social e econômica, está o caso do Uruguai, que resistiu firmemente à onda de polarização. Um dos motivos é que o Uruguai é um dos países mais igualitários do mundo, pois 60% de sua população é de classe média. Além disso, há a garantia de direitos básicos como saúde de qualidade, programas de auxílio ao cuidado de idosos e crianças, seguro desemprego e etc., tornando as relações sociais muito mais harmoniosas e minguando as discrepâncias econômicas, e com isso, também, as divisões entre um mesmo povo.
(Boa estratégia coesiva) Logo, para que a polarização seja combatida e a democracia brasileira protegida, é necessário que o Governo Federal faça investimento na área da educação pública, especialmente em materiais que tratam do ensino histórico e político, nas disciplinas de Sociologia e História, para que esse conhecimento esteja fixado na mente dos eleitores brasileiros. Ele também deve investir na construção de medidas sólidas para redistribuição de renda, em sistema de saúde com mais qualidade e eficiência e em ensino técnico e superior para impulsionar a empregabilidade e assim, construir um país mais igualitário e imune à polarização. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |