Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira.
Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Nota IA: 880
Em 1964, o cartunista argentino Quino apresentou uma das mais relevantes tirinhas do mundo: "Mafalda", cujo valoriza o diálogo político. (Não se relacionam) Todavia, a falta de democracia impede que a população brasileira tenha o acesso ao sistema político, deixando aparente o mal desenvolvimento do Brasil e a violência presente no território. Dessa forma, é necessário refletir sobre a intolerância e a negligência estatal como entrave dessa problemática. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, a ausência de tolerância é um dos principais pilares que impulsiona a polarização da política brasileira na sociedade. Sobre esse viés, na telenovela "Vale Tudo", as personagens Solange e Odete representam diferentes aspectos políticos explorando os conflitos de ideias. Sob essa perspectiva, fora da ficção, as opiniões distintas está inserido na sociedade afetando a divisão da população que traz a exclusão, podendo afetar infelizmente no convívio em sociedade, na qual prevalece a influência da manipulação e da ignorância do corpo social. Logo, a passividade prejudica a construção da cidadania, sendo necessário soluções para mitigar esses obstáculos.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que a negligência estatal acentua expressivamente um ciclo social pautado na ausência de conversas passivas no país. Segundo Djamila Ribeiro- filosofa brasileira-, ressalta que é essencial falar além da própria bolha para superar a polarização. Entretanto, devido a essa lógica filosófica a omissão governamental potencializa o prisma social, uma vez que a bolha aumenta o esquecimento da democracia coletiva. Embora o Brasil seja uma nação em desenvolvimento, ainda há desafios com a polarização extrema. Em decorrência disso, a ausência de políticas públicas efetivas está em evidência no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado e ao Ministério da justiça e segurança- órgão responsável pela ordem jurídica e política-, promoverem palestras de informações e cartazes em instituições públicas como em escolas e praças comunitárias com a presença de grupos de pressão para aumentar o diálogo e a busca por igualdade política, por meio de divulgações midiáticas como em Instagram, com o auxílio de ONGs (Desenvolva a sigla) para superar a divisão binária entre grupos aumentando a visibilidade democrática e diminuir a exclusão social. Assim, freando os desafios da fomentação política no Brasil. Por conseguinte, obter uma sociedade mais próxima das charges- "Mafalda"-, produzidas pelo cartunista Quino. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |