Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Em sua obra “Direita e Esquerda”, o Filósofo Norberto Bobbio infere que a pluralidade de ideias é fundamental para uma sociedade democrática fortalecida, contanto que não se torne antagonismo extremo. No entanto a ideologia do filósofo não se aplica ao contexto social brasileiro que enfrenta uma crescente polarização política, enfraquecendo a democracia do país. Diante desse cenário torna-se fundamental discutir sobre as causas dessa problemática.
Em primeiro plano, pode-se concluir que o setor midiático exerce forte influência no fortalecimento da fragmentação social. O documentário “O Dilema das Redes” revela como os algoritmos de plataformas digitais reforçam as crenças individuais ofertando conteúdo personalizado, incluindo desinformação. Esse fenômeno por consequência causa desvalorização do diálogo e fortalecimento de extremismo político, criando assim conflitos apáticos e desestruturação da democracia. Desse modo torna-se fundamental regulação das plataformas para que forneceram conteúdo mais transparente. (Essa discussão precisa ser mais explorada. Argumento pertinente)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a ausência de uma educação política efetiva contribui a formação de um ambiente social menos empático, já que muitos cidadãos desconhecem a finalidade das instituições democráticas e acabam se guiando pelos discursos radicais, tornando assim o adversário um inimigo. Nesse contexto, o filósofo Paulo Freire infere, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” Tal reflexão evidencia que para alcançar uma sociedade mais racional e democrática é essencial fornecer acesso ao conhecimento político, de modo a reduzir os impactos da ignorância sobre o sistema democrático brasileiro.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é evidente a necessidade de criação de medidas que promovam a tolerância entre indivíduos no cenário político. Desse modo, cabe ao Congresso Nacional a criação de leis que impeçam a proliferação de desinformação pelo setor midiático, exigindo maior transparência das plataformas em relação aos conteúdos ofertados. No mesmo contexto, é de responsabilidade do Ministério da Educação inserir o ensino sobre o uso responsável das redes sociais no ambiente escolar, a fim de prevenir a disseminação de discursos de ódio e notícias falsas. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
200 |
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 |
200 |
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 |
160 |
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
200 |
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
200 |
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
960
|
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |