[Sem título]

Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/08/2025
Nota tradicional: 960
Nota IA: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1985, no Brasil, a ditadura militar chegou ao fim após muitos anos de repressão e danos para a sociedade. Na ditadura instaurou-se o bipartidarismo, o qual possibilitava a existência de apenas dois partidos no país. Atualmente, entretanto, há diversos partidos no Brasil, mas parece que a divisão em dois lados é mais evidente do que nunca, com a tentativa de mostrar que você tem apenas dois lados para escolher, algo que é inadmissível e prejudicial para a democracia. Isso se evidencia não só pelo aumento dos ataques à ideologias diferentes, mas também a idolatria extrema de figuras políticas. (Muito bem. Formulou a tese)

Primeiramente, verifica-se que ataques a pensamentos contrários a um grupo de indivíduos é cada vez mais comum. O filme "O Show de Truman" demonstra a alienação de um indivíduo, o qual apenas segue instruções sem saber que está seguindo-as. Na realidade não é diferente, um conjunto de pessoas juntam-se para atacar visões políticas que divergem das apresentadas pela sua ideologia, que é o resultado explícito da polarização extrema que vive o Brasil. Configura-se, inaceitável que pessoas sejam atacadas por possuir uma visão política distinta. (Melhore a apresentação dessa discussão. Explore mais o argumento)

(Boa estratégia coesiva) Nota-se, ademais, que a população está tomando líderes políticos como detentores de uma verdade absoluta. Sigmund Freud - médico e pensador austríaco - afirmava que a maioria das ações humanas derivam do inconsciente. A partir dessa afirmação de Freud, pode-se analisar que as pessoas apenas seguem o que é dito pelo governante, sem pensar previamente sobre isso, descartando a possibilidade daquele político está errado (Melhore a apresentação dessa discussão). É a demonstração da idolatria extrema dos dias atuais, na qual as pessoas defendem tudo que o presidente, governador ou outro ser fale. Defini-se, portanto, inadmissível que as mentiras sejam mascaradas por uma idolatria exacerbada.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, pode-se afirmar que ataque a outras ideologias e o endeusamento de figuras políticas são maléficos para a democracia. Nesse sentido, cabe Tribunal Superior Eleitoral, em parceria com influenciadores digitais, promover campanhas de instrução sobre os impactos da polarização nas eleições e consequentemente na vida da população, por meio de vídeos, palestras e "podcasts", os quais utilizem de ferramentas para obter o maior alcance possível, a fim de minimizar o problema que faz tão mal para a democracia quanto algumas ações da ditadura encerrada em 1985. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos