Desafios da polarização politica no fortalecimento da democracia brasileira
Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Nota IA: 640
As divergências de opiniões existem desde o surgimento do homo - sapiens, pois somos seres de opiniões diversas, assim como crenças, cores de pele e entre outros aspectos que nos diferem uns dos outros. Decisões sejam de quaisquer importâncias devem ser tomadas (Melhore essa construção) de forma coerente e devem ser discutidas com amplitude, principalmente de acordo com a importância da decisão a ser tomada. Essa decisão deve ser de forma que contribua positivamente a todos, ou que pense num bem comum como um todo. (Não abordou o tema)
As decisões politicas devem ser pensadas num bem comum, onde todos, ou a grande maioria da população daquele determinado pais ,seja beneficiada. Essas decisões garantem a legitimidade e a democracia desse determinado pais, quando determinado e cumprido com êxito. O grande desafio dessa garantia da legitimidade é a polarização a qual enfrenta - se diariamente, onde enfrenta -se, ainda, as questões pessoais e partidárias de seus representantes. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, é claro que os desafios da polarização politica e pessoal no fortalecimento da democracia brasileira é enfrentada diariamente por representantes do nosso país e de países a fora, contudo, existem representantes que enfrentam esses desafios pensando no bem comum, sem idealizar classes e seus interesses pessoais, garantindo a legitimidade e o fortalecimento da democracia brasileira. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 80 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |