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O sociólogo Émile Durkheim relatava que a sociedade funciona como um organismo, em que cada parte interage para o bom funcionamento do todo. Essa conjuntura ilustra, de forma precisa, como se dá o fortalecimento da democracia brasileira. Ao mencionar a polarização política, é notório que tal fator está relacionado a esse debate, porém, ainda são visíveis os desafios a serem superados nesse âmbito. Em suma, vale citar a intolerância junto aos interesses rasos presentes no cenário político do país como impulsionadores do viés. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
De início, vale explanar como preconceitos e desigualdades retém uma grande parte da influência na polarização política hodiernamente. Esse levantamento é um fator crucial a ser debatido no quesito de um sistema progressista, logo, para haver realmente uma ascensão, é necessário que todas as pautas sejam debatidas. É muito comum ver que nem todos os cenários são discutidos na política brasileira e isso está sujeito às várias discriminações presentes na sociedade, na qual, para essa parcela preconceituosa, esses valores são irrelevantes para o bem-estar da sociedade (Explore de modo produtivo). Dessa forma, é visível um alarmante desafio a ser combatido no meio da democracia nacional.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é possível ver que os interesses são baseados apenas em seus credores, em outras palavras, não há nas bancadas um número suficiente de ideais para que as minorias sejam defendidas (Apresente dados. Explore essa discussão com mais clareza e produtividade). Diante dessa lógica, vale ressaltar que a política do país contém um certo desequilíbrio social, no qual as pautas a serem debatidas são sempre as que convém a maioria do parlamento. O antropólogo Franz Boas defendia que "cada cultura deve ser entendida dentro do seu próprio contexto". Essa ideia define que cada aspecto social tende a ser defendido por alguém que entende e vive a própria ótica. Assim sendo, o preconceito e a desigualdade pode ser também uma desculpa para mascarar o desequilíbrio político.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para superar as discriminações e garantir igualdade e equilíbrio democrático, são necessárias intervenções. Cabe ao Governo Federal (principal regente do país) promover pesquisas de interesses sociais, no qual serão aplicadas a partir dos portais midiáticos, a fim de escolher mensalmente um tema a ser discutido no parlamento brasileiro. Essas medidas serão fundamentadas, principalmente, por grupos minoritários, assim haverá um maior equilíbrio e poderá ser um estopim para a extinção de preconceitos na polarização política em maneio ao fortalecimento da democracia brasileira. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
160 |
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
200 |
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 |
160 |
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
200 |
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
200 |
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
920
|
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |