Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2025
Nota tradicional: 840
Nota IA: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O documentário brasileiro "Democracia em Vertigem (2019)", da cineasta Petra Costa, relata a consolidação da democracia no Brasil após anos de regime autoritário sob uma ditadura militar, o impeachment de Dilma Rousseff, a prisão de Lula da Silva e a ascensão da extrema-direita. Através desse levantamento, é possível relacionar com polarização da política na sociedade brasileira e a conjugação de uma série de crises, o qual os setores mais vulneráveis são mais penalizados por esses efeitos. Com efeito, atuam com desafios para o fortalecimento da democracia e ausência de compressão para reconhecer e aceitar a diferença. (Formule a tese com mais clareza)

Nesse viés, a ascensão da extrema-direita com o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, que trazia consigo uma filosofia política, o conservadorismo e o patriotismo e o processo forjado para angariar adeptos a um partido,por meio de fake news,amplificou a segregação social. (Truncamento) Implicando em problemas como grupos ou governos intolerantes, generalização de ideologia, propagação de inverdades ou distorções de fatos, discursos de ódio, crises sociais, familiares e ambientais. Esses elementos contribuíram para o aprofundamento da polarização política, dificultando o diálogo democrático, fragilizando instituições e aumentando a hostilidade entre diferentes setores da sociedade, o que compromete a construção de consensos e a busca de soluções coletivas para os desafios nacionais. (Apenas expõe)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim,para combater a polarização política, é necessário promover mudanças estruturais e culturais na forma como a sociedade lida com a informação, o debate e a participação cidadã. O documentário citado acima, (Sem vírgula) mostra como a manipulação de narrativas, a seletividade de fatos e a ausência de espaços de diálogo contribuíram para o aprofundamento das divisões políticas no Brasil. Assim, é preciso fortalecer o jornalismo independente, garantir transparência nas ações governamentais e investir em educação voltada para o pensamento crítico, de modo que a população seja capaz de questionar informações e compreender diferentes pontos de vista. Além disso, o incentivo a debates respeitosos e a mediação de conflitos no ambiente político e social são essenciais para reconstruir a confiança entre grupos divergentes e reduzir os impactos da desinformação. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário mitigar os impactos da polarização política. Logo, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Justiça, promover campanhas de conscientização, uma educação voltada ao desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de identificar notícias falsas, através da análise de múltiplas fontes de informação e debates, a fim de promover uma erradicação dos números. Assim, o futuro da população será assegurado dentro de um processo de leis, em conformidade com a legislação brasileira. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos