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Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Nota IA: 960
Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, “não são as crises que mudam o mundo, mas sim nossa reação a elas”. Sob essa ótica, compreende-se que os desafios enfrentados pela sociedade contemporânea não se limitam à existência dos problemas, mas estão ligados à maneira como são enfrentados. Nesse contexto, a questão relacionada à polarização política representa um entrave para o fortalecimento da democracia brasileira, justamente pela resposta insuficiente da sociedade. Diante disso, é essencial discutir os principais fatores que perpetuam essa realidade: má influência da mídia e da família. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Cabe debater, a princípio, como a postura dos veículos comunicativos, isto é, televisão, sites e jornais, impacta negativamente o cenário em pauta. De acordo com Pierre Bourdieu, o que foi feito para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Contudo, é notório que a conjuntura brasileira contrapõe tal máxima na medida em que as grandes mídias incentivam a divisão do corpo social em grupos politicamente opostos, como esquerda e direita, socialistas e capitalistas, visando fortalecer estruturas de poder e garantir a permanência de políticos que as beneficiam. (Melhore a abordagem dessa discussão. Explore com clareza) Essa atitude é comprovada com o aumento de “fake news”, notícias falsas, que são espalhadas nas redes sociais, por exemplo, Instagram e TikTok, para manipular os cidadãos contra visões opostas e aumentar o apoio político ao grupo de interesse. Consequentemente, é violado o direito à liberdade de expressão previsto na Constituição brasileira, ao passo que as pessoas estão sendo coagidas a defender pensamentos impostos a elas.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é preciso ressaltar a influência que o núcleo familiar exerce na permanência dos desafios causados pela polarização política, o que enfraquece a democracia. Conforme Mário Sérgio Cortela, escritor brasileiro, “educar é papel da família”. A partir de uma análise da realidade atual, fica claro, todavia, que a instituição não está cumprindo seu papel. Isso ocorre porque, em vez de promover o respeito de opiniões discordantes e a tolerância, muitas famílias estimulam um ambiente polarizado e conflituoso. Essa conjuntura é confirmada com o aumento dos casos de agressões ou até de homicídios entre familiares devido a não aceitação de visões políticas divergentes. Como consequência, forma-se uma sociedade violenta e individualista, na qual os indivíduos são incapazes de deliberar pacificamente. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, evidencia-se a necessidade de intervir sobre os desafios da polarização política para que a democracia seja fortalecida. Para isso, cabe ao governo, enquanto responsável pelo bem comum, intervir, por meio de uma maior disponibilização de verbas, na contratação de funcionários públicos para fiscalizar o comportamento dos mecanismos midiáticos de grande alcance, como as emissoras de televisão Globo e Record, redes sociais e das famílias brasileiras (Reveja a viabilidade dessa proposta). Tal ação será executada a fim de remediar o estado irresponsável dos canais midiáticos e da esfera familiar, conduzindo o tecido social, conforme ensinou Bauman, para um mundo mais inclusivo e solidário. (Apresentou os 5 elementos da proposta de intervenção. No entanto, a execução da proposta/viabilidade é avaliada na competência 3)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |