[Sem título]

Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2025
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A permissão, concedida pelo Presidente João Figueiredo, durante a ditadura militar, para a criação do Partido dos Trabalhadores, foi um importante marco para o fim do bipartidarismo e polarização política. Entretanto, na sociedade brasileira atual, nota-se uma forte polarização política, incentivada por diversos fatores (Cite exemplos). Portanto, torna-se necessário uma discussão sobre os efeitos da polarização política na democracia brasileira atual.

Primeiramente, a polarização política é presente em diversos períodos da história do Brasil. De acordo com dados do TSE (Desenvolva a sigla), as eleições indiretas, durante a ditadura militar, eram disputadas entre, somente, dois partidos políticos. De fato, a presença de apenas dois partidos políticos contribuiu para o processo de polarização política entre os eleitores, formados, entre sua maioria, por militares e membros da Diretas Já. Após a promulgação da Constituição de 1988, outros partidos políticos foram criados, permitindo diversas opções de voto para os eleitores. Porém, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, cita que, após o aumento da divulgação de fake news e a popularização da rede social WhatsApp, um novo processo de polarização política surgiu. (Apenas expõe)

Em um contexto histórico mais atual, pesquisas realizadas pelo Data Folha, em 2022, mostraram um empate técnico entre dois candidatos à Presidência da República. Os efeitos dessa polarização, foram percebidos após os atentados do dia 8 de Janeiro de 2023. Relatórios da Polícia Federal indicaram o desejo, de alguns manifestantes, por um golpe militar, sendo isso, uma atentado contra a democracia brasileira. (Apenas expõe)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para o controle da polarização política no Brasil, bem como seus efeitos. O Ministério da Justiça, com o auxílio do Supremo Tribunal Federal, deve punir, com rigor, manifestantes com ideais golpistas, por meio de prisões preventivas, a fim de proteger a democracia brasileira de qualquer ato anti-democrático. Ademais, o Poder Legislativo deve criar medidas que penalizam o extremismo político, por meio da criação de novas leis, com o objetivo de evitar novas ondas de polarização política. Após essas medidas, finalmente, a polarização política será controlada, e as instituições democráticas do país serão protegidas e fortalecidas. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos