A polarização política brasileira como fator desestabilizador do "Estado Democrático de Direito"

Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2025
Nota tradicional: 640
Nota IA: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A polarização política no Brasil é um fenômeno recente que preocupa analistas políticos e sociedade no geral. Com grupos cada vez mais opostos ideologicamente, é crescente a desafeição do eleitorado em polos opostos entre si, com essa radicalização sendo vista principalmente na direita brasileira. Usada como munição anti-democrática, a reestruturação direitista no Brasil resulta em tentativa de abolição de direitos já conquistados (como o aborto em caso de anencefalia), ataques ao STF, e culmina na tentativa de tomada da sede do governo brasileiro em 8 de janeiro de 2023. (Melhore a contextualização do tema)

Após a redemocratização, o cenário político brasileiro foi marcado pelo multipartidarismo, com a maioria da população escolhendo candidatos de acordo com propostas generalistas acerca da economia, saúde, educação, entre outros. Segundo analistas, a escolha política do brasileiro é, acima de tudo, afetiva e por candidato: o eleitorado se afeiçoa por líderes, não necessariamente por ideologias ou partidos. (Reestruture)

O Estudo Eleitoral Brasileiro (ESEB), (Sem vírgula) revela que entre 2002 e 2018 houve um aumento crescente na média de polarização afetiva por líderes e partidos políticos, com seu auge em 2018, ano da eleição de Jair Bolsonaro. Constatou-se uma grande rejeição do eleitorado simpatizante de Bolsonaro aos partidos do polo oposto, historicamente representado pelo PT. Esta guinada conservadora no Brasil segue a tendência mundial à promoção de líderes de extrema direita, como Giorgia Meloni na Itália e Donald Trump nos Estados Unidos. (Reestruture)

O auge do extremismo político no Brasil contemporâneo ocorreu em 8 de janeiro de 2023, com um grupo de centenas de civis depredando o Palácio do Planalto e fazendo ameaças anti-democráticas aos Três Poderes. O Supremo Tribunal Federal vem julgando e condenando os acusados, e recentemente acusando formalmente o último ex presidente da república por tentativa de ruptura democrática. (Não compreende a estrutura do texto)

O movimento de polarização no Brasil é sintoma de uma tendência mundial ao extremismo - principalmente conservador - e de profunda insatisfação do eleitorado pela política e moldes democráticos atuais. Cabe ao governo uma profunda análise do cenário, das demandas e necessidades populares, através de pesquisas como o CENSO, por exemplo, e o próprio ESEB, visando sempre o bem estar comum, com nenhum grupo político ou ideológico sendo privilegiado em detrimento do outro. A proteção da democracia nacional é feita, inicialmente, pela educação, através da conscientização e ensino dos conceitos políticos e democráticos, podendo ser realizadas pelo próprio ensino público, com ações educativas e midiáticas. Criminalmente, é necessária a detecção de discursos e agentes que atentem contra esses pilares, cabendo ao judiciário a investigação, julgamento e punição a quem ameace o Estado Democrático de Direito. (Não apresentou a proposta propriamente dita) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos