A sectarização no processo democrático brasileiro
Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Nota IA: 960
O educador Paulo Freire, na obra "Pedagogia do Oprimido", diferencia dois tipos de sujeitos: o radical e o sectário. Enquanto o primeiro é dialógico e crítico, o segundo rechaça críticas e aliena-se em uma realidade ideal. Embora o indivíduo radical seja aquele que enriquece a política, no Brasil percebe-se a prevalência de uma cultura "sectarizada". Desta maneira, a democracia brasileira enfrenta grandes desafios que urgem soluções. (Muito bem. Contextualizou o tema)
Com efeito, a "sectarização" da política é evidenciada pelo fenômeno denominado polarização. Na canção "Um mundo", da banda Titãs, esta é representada como duas "certezas" que são inconciliáveis, porém convivem no mesmo mundo. Em lugar de produzirem um ambiente democrático por meio do debate, os sujeitos polarizados buscam afirmar suas visões de mundo negando o opositor. Assim sendo, a democracia é empobrecida através de um processo negativo que nega uma crítica verdadeiramente construtiva. (Explore mais a discussão)
No contexto brasileiro, o uso negativo da crítica em função da polarização tem um papel relevante no período eleitoral. Em 2018, por exemplo, um candidato à Presidência da República foi na televisão aberta apresentar um suposto "kit-gay", que estaria sendo disponibilizado nas escolas para incentivar a homossexualidade entre crianças. No entanto, nunca foram encontradas evidências e, posteriormente, foi confirmado tratar-se de uma notícia falsa. Deste modo, demonstra-se o papel danoso que o sectarismo tem assumido no processo eleitoral e democrático. (Melhore a apresentação dessa discussão. Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, depreende-se que a democracia brasileira necessita de atitudes imediatas por parte do governo da União. Para isso, o Poder Legislativo deve combater um dos mais prejudiciais efeitos da polarização: a difusão de notícias falsas. Nesse sentido, ele deve aumentar o rigor da legislação eleitoral para casos de difamação e calúnia nas eleições através de multas e aplicação de inelegibilidade. Destarte, a política poderá promover o debate saudável e a formação de cidadãos conscientes. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |