[Sem título]

Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/08/2025
Nota tradicional: 840
Nota IA: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os anos de 1964 a 1985 decorreram de forma sombria para a sociedade brasileira, pois trouxeram a realidade da ditadura militar ao país. Nesse cenário, as opiniões divergiam, embora a ideologia dominante mantivesse o controle populacional. (Melhore a relação entre as discussões) Hodiernamente, a polarização política em território nacional contrasta com a noção de democracia, ampliando uma convergência eleitoral e mediando a manutenção da ordem vigente. Dessa forma, há uma diminuição no desvio dos paradigmas existentes, além de manutenção nos problemas costumeiros, demandando um debate sobre o tema. 

Em primeiro lugar, depreende-se a necessidade de entendimento acerca da convergência ideológica apresentada no Brasil. O filósofo Thomas Kuhn desenvolveu a noção de incomensurabilidade, definindo que paradigmas distintos podem ter pressupostos e linguagens tão diferentes que se tornam incomparáveis. Assim, o modelo de política nacional demonstra uma delimitação clara entre dois lados opostos, convergindo para diminuição na variedade de ideias e pensamentos. Ademais, tal ação suprime a sociedade mediante escolha entre duas vertentes antagônicas, minando a vontade de alteração do padrão político atual. (Delimite e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a polarização entre duas noções ideológicas pressupõe a manutenção dos problemas já enraizados na sociedade. De acordo com matéria do site Quero Bolsa, a opinião de um indivíduo, depois de formada, se mantém mesmo diante de fatos que comprovem sua incongruência. Dessa forma, por mais urgente que seja a alternância das ideologias vigentes, a polarização encontrada mitiga os esforços escassos de manter a democracia em curso e a cidadania, plena. Logo, a necessidade de mudança na perspectiva e adoção de novo paradigma, como estruturado por Kuhn, emerge pela escassez de representatividade.

(Boa estratégia coesiva) Diante disso, é imprescindível reformular os modelos atuais de política no Brasil. Para isso, é preciso que o Estado atue em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa assuntos de segurança coletiva. Assim, o Ministério deve aplicar novas resoluções no quesito de ampliação política, na intenção de criar oportunidades viáveis para diferentes vieses ideológicos. Além disso, é fundamental que o Estado crie um site online Para o Povo. Consequentemente, haverá incremento de discussões públicas sobre assuntos democráticos, ampliando a participação cidadã nas decisões e trazendo uma maior clareza das necessidades sociais. Em síntese, a união do Estado com a sociedade pode manter a democracia em vigor, a cidadania sendo exercida e a coesão nacional, mantida. (Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos