Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/08/2025
Nota tradicional: 920
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo”, famoso discurso do ex-presidente estadunidense Abraham Lincoln, faz uma idealização de uma sociedade democrática pertencente aos cidadãos, justa e igualitária. No entanto, a realidade brasileira é, por muitas vezes, adversa a este pensamento, visto que ainda se enfrenta desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira. Neste sentido, estes desafios são causados pela falta de diálogo entre os campos ideológicos e o fanatismo político. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

Em princípio, se destaca-se a falta de diálogo entre os campos ideológicos como uma das principais causas para estes desafios, tendo em vista que muitas pessoas não aprenderam a pensar por conta própria ou desenvolver um pensamento crítico, só repetem falas e comportamentos, como um “efeito manada”. “Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo”, do filósofo Arthur Schopenhauer, pode ser relacionado com o cenário político brasileiro, pois retrata como uma esfera ideológica não enxerga para além de sua própria realidade. Onde um ponto de vista é sempre único, quando, na verdade existem milhares.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notória a onda crescente de fanatismo político que vêm tomando o Brasil, e como ela prejudica o fortalecimento das instituições governamentais, move incertezas e instabiliza a nação (Melhore a apresentação dessa discussão). Esse fanatismo traz grandes consequências para a democracia, como dividir o país em grupos opostos que se odeiam, muitas vezes sem justificativa, o crescimento de grupos extremistas e preconceituosos, as avalanches de Fake News, e a violência política.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) ​​​​​​​Portanto, é imprescindível que atitudes sejam tomadas para o combate dos desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira. Então, é de responsabilidade do Supremo Tribunal Federal, órgão de maior hierarquia política do país, que proponha campanhas de transparência e diálogo, a fim de educar e incluir os cidadãos na política, de forma a criar segurança e vínculo ao Governo que rege e protege a democracia brasileira. ​​​​​​​(Faltou o meio/modo)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 120 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 120 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos