A polarização política democrática brasileira e suas dificuldades

Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/08/2025
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil sempre foi marcado por ter uma sociedade bastante polarizada como, por exemplo, o ano de 2022, caracterizado por uma intensa rivalidade política durante o período das eleições presidencialistas. Entretanto, essas diferentes ideologias estão causando desafios à democracia brasileira, uma vez que o corpo social está cada vez menos tolerante, o que dificulta o ato de governar. (Melhore a contextualização e formule a tese com mais clareza)

A princípio, entende - se que a disseminação de discursos extremistas tornou-se a razão pela qual uma população é reconhecida por ser intolerante. Pode verificar-se, por exemplo, que em janeiro de 2023 os edifícios públicos do Estado brasileiro foram invadidos e vandalizados por um grupo de direita, por não aceitarem a vitória do atual presidente com ideais esquerdistas. Desse modo, é fato que uma comunidade cada vez mais inflexível, no âmbito político, provoca sua divisão e radicalização. (Melhore a apresentação dessa discussão. Explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de capacidade de aceitar e respeitar diferentes princípios democráticos torna a governabilidade um trabalho árduo. Nota-se no território brasileiro, na época da Guerra Fria, que aqueles governos considerados contra os valores capitalistas, impostos pelos EUA, como: Vargas, Jânio Quadros e João Goulart, eram depostos de seus cargos antes de terminarem seus mandatos. Dessa forma, a polarização política contribuiu para a complexidade na construção de acordos públicos eficazes para o bom funcionamento da máquina social. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Estado em conjunto das escolas promovam palestras e debates, para os jovens, sobre a importância do ato político e o combate ao discurso de ódio político, visto que são esses indivíduos que serão o futuro do país e possuem a alternativa de criarem um ambiente mais justo e harmônico. ​​​​​​​(Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos