A formação da polarização e seus impactos na contemporaneidade
Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Nota IA: 880
A série "The Boys" apresenta uma trama pautada na existência de super-heróis e a forma como eles interagem com a sociedade contemporânea, sendo uma sátira direta ao que acontece no mundo das celebridades e, principalmente, a divisão da sociedade em grupos adversários no meio político. Em consonância com a realidade brasileira, a polarização da população acontece de forma semelhante a da série, na qual o país fica dividido entre dois grupos, um tradicional e outro liberal, sendo principalmente impulsionado pela mídia através das fake news e a personificação desses grupos por um político. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, o advento da internet e das fake news ilustra perfeitamente a fala do psicanalista Sigmund Freud, quando diz: "As massas nunca tiveram sede da verdade. Elas querem ilusões.", pois à medida que esse ambiente cresce como um meio para o desenvolvimento dos indivíduos, ele também proporciona a sociedade o atraso em permitir que mentiras sejam propagadas com objetivo em desmoralizar o outro lado político. Tal fato descredibiliza a discussão entre os indivíduos, o separando em bolhas. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, a idolatria a políticos também é outro fator que desmoraliza o debate entre os grupos, pois o que antes era um diálogo baseado em opiniões, fatos e propostas, se torna uma comparação entre os representantes desses grupos. E como caracterizado por Friedrich Nietzsche: "O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos.". E em um ambiente onde não entram argumentos e lógica mediante ao fanatismo, não existe democracia e o acesso aos seus benefícios.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, perante aos fatos abordados, com intuito de enfim reintroduzir o diálogo entre os grupos e mitigar os desafios da polarização, é dever do próprio Estado a promoção do debate entre os líderes políticos e representantes de seus grupos com propósito de influenciar o debate. Isso deverá ser feito por meio do uso das mídias, como as redes sociais e veículos de imprensa para atingir a maior parte do público e ocorrer durante todo o ano, e não ser algo exclusivo do período eleitoral. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |