Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Nota IA: 880
Em sua obra "Contra o Fanatismo", o renomado escritor israelense, Amós Oz, analisa as raízes do fanatismo e da intolerância. O intelectual defende a importância do diálogo, bem como, a compreensão mútua. No entanto, a polarização política é um desafio e grave ameaça à democracia. Logo,as raízes desse problema crescente no Brasil, tem origem na ausência da educação crítica e autônoma desde à infância e da influência midiática. (Muito bem. Formulou a tese)
Inicialmente, as escolas, (Sem vírgula) devem promover o pensamento crítico desde os anos iniciais, tendo em vista que, (Sem vírgula) a sociedade dividiu-se em dois grupos distintos: direita e esquerda. Sob esse viés, pesquisas do Instituto Locomotiva, (Sem vírgula) apontam que sete em cada dez brasileiros afirmam que não conseguem dialogar com pessoas que não compartilham o mesmo "lado político. "Nesse sentido, o educador e filósofo brasileiro, Mario Sérgio Cortella, em suas reflexões sobre ética e educação, enfatiza a importância do respeito às diferenças e da construção de uma cultura de tolerância.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, às mídias,principalmente as redes sociais, têm um papel importante na polarização política. Sob essa perspectiva, Michel Foucault ,filósofo francês, em suas análises sobre o poder e o conhecimento,explora como o poder se espalha pela sociedade através de normas e práticas cotidianas. Isso pode ser observado, (Sem vírgula) na disseminação de notícias falsas e teorias conspiratórias divulgadas rotineiramente e ao não serem checadas atingem o propósito de quem as divulga. Além da teoria ideológica, os veículos de informações podem gerar polarização afetiva, onde as pessoas desenvolvem animosidade em relação a grupos políticos opostos mesmo que não compreendam suas posições, isso dificulta o diálogo, radicaliza a violência e agride a democracia. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Logo,medidas necessitam ser tomadas para resolver o impasse da polarização política, agravado pela displicência educacional e influência dos veículos de informações. As escolas,responsáveis pela transformação intelectual e social, devem organizar eventos, bem como, (Sem vírgula) palestras em parceria com as prefeituras, com a participação de psicólogos,vereadores,professores, pais e alunos a fim de formar cidadãos conscientes de suas próprias convicções e livres de alienações. Ademais, o governo federal , (Sem vírgula) deve reforçar políticas públicas já existentes no combate a crimes virtuais (configura-se crime, (Sem vírgula) todo e qualquer dano material ,verbal ,psicológico,moral e físico). Assim, o Brasil percorrerá um caminho onde a tolerância,a empatia e o equilíbrio sustentam o bem mais precioso de uma nação: à democracia.
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |