Guiando a Liberdade
Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
A mulher segurando o lastro com a bandeira da França guiando o povo para a liberdade é uma romântica representação de Delacroix referente aos acontecimentos de 1830. Esse símbolo francês trás as cores representativas de dois polos políticos (esquerda em vermelho e direita em azul). Nisso, sem desfavorecer a obra, muitos dos seus elementos – inclusive a bandeira – hoje alude sobre o que é política, uma constante luta entre direitos sociais e econômicos. Nisso busca-se entender o porque a polaridade politica é importante bem como o que a impede de ser concebida.
Nesse sentido, existir ideais divergentes impede a criação de um regime totalitário. Nessa óptica o tirano conhecido como “Grande Irmão”, na concepção de George Orwell, é uma ironia ou mesmo um alerta sobre como o poder quando em mãos erradas pode culminar em uma tragédia. Da mesma forma como foi o regime nazista que acarretou em mais de um milhão de mortes, Orwell também denuncia o alienamento das pessoas em razão do pensamento, ou seja, assustadoramente, acredita-se que muito do que ocorre na ficção ainda sim acontece por fora em muitos países como na Coreia do Norte. (Melhore a apresentação da discussão)
Toda via, há uma intolerância entre as pessoas por acreditarem que um único modelo de regime é mais favorecido do que o outro. As discussões na internet como também conflitos entre pessoas tornam a ideia de polaridade politica um sério problema. Na verdade, uma hegemonia é criada procurando um ideal de poder pelo qual exclui quem não é “civilizado”. A crítica proferida por Sueli Carneiro critica principalmente a massa conservadora que mais faz essa teoria ganhar peso, afinal é muito mais prático excluir minorias à mercê do “desenvolvimento patrimonialista” do que mesmo uma reforma social. (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é prudente que a democracia se fortaleça a partir dessa segregação politica para que haja uma equidade entre os interesses da população da população. O ministério da Educação deve deixar explicito a importância da democracia e do porque existe esses dois polos políticos, por meio de propagandas midiáticas que apresentem a câmera dos deputados e os políticos, afim de demonstrar a importância das eleições e como o ideal democrático é bem mais justo do que o regime totalitário e o romance retratado em tela por Delacroix não seja apenas uma ideia, mas também uma realidade.
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |