Os perigos da polarização política
Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Nota IA: 680
Polarização política é um fenômeno bastante perigoso, pois incentiva a ocorrência de radicalismos. Para haver ampla liberdade de circulação de ideias, é necessária a legitimidade de várias tendências e não resumir em uma dicotomia. Isso vale inclusive para a política. Polarizar é uma atitude a qual não costuma gerar boas consequências, pois cada lado se atribui o monopólio da virtude. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Em primeiro lugar, para haver fortalecimento da democracia no Brasil, é necessário cada lado do espectro político reconhecer a legitimidade do outro lado, apenas com ideias diferentes. Passa a haver polarização quando os defensores de uma vertente se intitulam o monopólio da virtude e demonizam a outra vertente. Nesse contexto, surgem 2 conjuntos ideológicos antagônicos e irreconciliáveis cuja intersecção é o conjunto vazio. Da mesma maneira, começa a ocorrer supressão ou enfraquecimento de outras correntes ideológicas, de caráter intermediário. Tal panorama se torna análogo às ligações iônicas, cujos metais têm carga positiva, representando o polo positivo, e ametais têm carga negativa, representado o polo negativo. Como exemplo disso, há o cloreto de sódio, cujo sódio é o polo positivo e cloro, polo negativo. A mesma lógica se aplica à água, com ligações de hidrogênio, cujo hidrogênio é o polo positivo e oxigênio, polo negativo. (Delimite e melhore a relação dessa discussão com o tema)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, tal lógica também se aplica aos ímãs, cujo polo sul magnético corresponde ao polo norte geográfico e polo norte magnético corresponde ao polo sul geográfico. Nesses casos, não há intermediários. Nesse contexto, há necessidade de os diversos atores do processo político se despojarem do pensamento binário, reconhecendo a legitimidade das mais diversas gradações. É essencial para a democracia adicionar tese à antítese, para compor a síntese. Sendo assim, no sentido metafórico, os atores do processo político não devem focar em obter ligações iônicas ou ligações de hidrogênio, mas sim focar em realizar ligações dipolo instantâneo-dipolo induzido, a exemplo dos hidrocarbonetos. É importante não dar vazão aos radicalismos. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz parte da democracia o contraditório, sem a ideia de um lado procurar suprimir o outro lado, ou os defensores de uma das vertentes ideológicas se intitularem o monopólio da virtude e demonizarem os defensores da outra vertente. O desafio é obter a síntese. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
| Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 80 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |