O problema da polarização.

Tema: Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/08/2025
Nota tradicional: 520
Nota IA: 560
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A polarização da política consiste em uma divisão extrema no campo democrático, com ambos os lados sendo extremos opostos, por sua vez gerando conflitos internos e instabilidade no âmbito da democracia brasileira. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Com está oposição democrática, a estabilidade política do Brasil acaba ficando enfraquecida, pois os partidos possuem ideias divergentes e com a falta de consenso, (Sem vírgula) os eleitores permanecem presos entre duas alternativas, sempre alternando de um partido à outro.

O ciclo torna-se vicioso, o povo depara-se diante de apenas duas opções extremistas, que ofuscam os outros concorrentes, com a votação dividida entre dois polos, quando um governo entra em rigor, ele acaba anulando quase se não todo o trabalho do governo anterior, que por sua vez acaba gerando um instabilidade no país. (Reestruture a discussão)

Os eleitores devem parar de focar-se em apenas dois governos, deve-se abrir os horizontes sobre outros partidos, e os governantes devem chegar à um acordo no qual cujo o principal objetivo seja gerar uma estabilidade política adequada para o Brasil. (Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos