Redação do Rangel

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 09/07/2025
Nota tradicional: 840
Nota IA: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição Federal de 1988 — documento de maior hierarquia no âmbito jurídico — foi esboçada com o objetivo de delinear direitos básicos para todos os cidadãos, como o direito à cultura. Entretanto, a carência de leitores brasileiros mostra que o direito supracitado não está sendo plenamente garantido. Nesse cenário, é fulcral que a importância da leitura na cidadania seja reconhecida e, para tanto, dois problemas devem ser solucionados: a desigualdade cultural entre classes e a falta de incentivo à leitura. 

Primeiramente, é necessário pontuar que a desigualdade social afeta diretamente no acesso à cultura, pois a população economicamente vulnerável não tem dinheiro para aquisição de livros. De tal maneira, esse panorama se assemelha à obra de George Orwell — expoente escritor inglês —, "A revolução dos bichos", segundo a qual, todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros. Sendo assim, somente em condições próximas, brasileiros de baixo poder aquisitivo poderão exercer o direito à cultura igualmente os ricos. (Cuidado. Abordagem tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a falta de incentivo à leitura vinda do governo propulsiona a problemática. Diante disso, é de suma importância que a busca pelo conhecimento seja impulsionada pelo Estado, pois, de acordo com o notável educador brasileiro, Paulo Freire, se com a educação o mundo não melhora, sem ela, tampouco. Nesse contexto, com mais brasileiros sendo edificados pela leitura, mais próximo o Brasil se aproximará de se tornar um país desenvolvido e com maior número de profissionais capacitados e intelectuais.

(Boa estratégia coesiva) Em síntese, a leitura é fundamental para a construção cidadã no país tupiniquim e deve ser difundida. Portanto, o Ministério da Educação, por intermédio das escolas, deve disponibilizar livros gratuitamente para todos os alunos de escola pública, a fim de que eles tenham acesso aos mesmos recursos que têm os ricos. Paralelamente, o governo federal deve utilizar das mídias televisivas e virtuais para promover a leitura. Somente assim, o Brasil deixará de ser reflexo do livro de Orwell e a o direito à cultura será devidamente exercido. (Proposta completa) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos